Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Balneabilidade: frequência das coletas...

Balneabilidade: frequência das coletas aumenta em 82 pontos a partir desta semana

Foto: Ricardo Trida / Secom

De acordo com o cronograma pré-definido para o mês de janeiro de 2024 a partir da semana do dia 8 de janeiro, com o apoio dos órgãos parceiros, o IMA dará início ao aumento da frequência das coletas em 82 pontos definidos pelo Termo de Cooperação entre Órgãos Estaduais.

Desta forma, às segundas e terças, será realizada a primeira coleta da semana em todos os 238 pontos monitorados. Na quarta-feira, ocorrerá a segunda coleta nos 82 pontos distribuídos em Balneário Camboriú (Praia Central), Balneário Piçarras, Bombinhas, Rota Norte Florianópolis, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Já na quinta-feira, a terceira coleta será nos 10 pontos de Balneário Camboriú (Praia Central) e 26 pontos em Florianópolis (praias da Rota Norte).

O laboratório do IMA realizará a emissão de relatórios às quartas-feiras (referente à coleta 1 de todos 238 pontos), às quintas-feiras (somando os resultados referentes à segunda coleta nos 82 pontos) e às sextas-feiras (fechando o balanço com os resultados da terceira coleta nos 36 pontos distribuídos em Balneário Camboriú e Florianópolis). Todo cidadão poderá conferir os resultados que estarão disponíveis no site.

Às sextas-feiras, a assessoria de comunicação do IMA continuará a divulgar um release com o balanço da semana consolidado.

Metodologia e legislação

O IMA tem todos os materiais e mecanismos considerados suficientes e adequados para a execução do Programa de Monitoramento da Balneabilidade, o segundo maior do Brasil, com 238 pontos, e vigente desde o ano de 1976.

Os materiais utilizados são aqueles definidos pelo método 9223b do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, cuja fabricação e distribuição é realizada por única empresa (IDEXX) com representante próprio no Brasil (IDEXX BRASIL LABORATÓRIOS LTDA).

Quanto ao denominado mecanismo de coleta, o IMA segue os padrões estabelecidos pelo Guia de Coleta e Preservação de Amostras da Agência Nacional de Águas (ANA) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado PRÓPRIO quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado IMPRÓPRIO quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Divulgação

O Programa de Monitoramento do IMA segue um cronograma de coletas prévio, de modo a prover transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá coleta em determinado ponto.

À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/ e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar as datas das coletas e todos os resultados dos pontos amostrados.

De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | IMA

Mais informações: Jornalista Carolina Carvalho Assessoria de Comunicação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) Telefone: (48) 3665-4177 E-mail: comunicacao@ima.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support