Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Balé Bolshoi se apresenta...

Balé Bolshoi se apresenta em Chapecó e a renda arrecadada é encaminhada aos atingidos pelo tornado

O governador Raimundo Colombo assistiu na noite deste domingo, 24, em Chapecó, à apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O espetáculo, realizado no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes, foi uma parceria entre a Prefeitura de Chapecó e o Governo do Estado de Santa Catarina. Toda a renda arrecadada com o evento artístico será encaminhada para atender as demandas das vítimas do tornado ocorrido no dia 20 de abril, em Xanxerê e Ponte Serrada. 
 
Fotos: Julio Cavalheiro/Secom
 
 
“A apresentação do balé foi fantástica e encantou a todos. Mais de mil pessoas compareceram para ajudar os atingidas pelo tornado. Só faltou uma pessoa aqui, que auxiliou muito, com quem conversamos para desenvolver essa ideia: o ex-senador Luiz Henrique da Silveira. Ele deu a maior força para que o balé se desenvolvesse. É uma pena que ele não possa estar aqui. Mas vamos continuar o trabalho que ele iniciou”, disse o governador. 
 
O espetáculo apresentado foi o “Gala Bolshoi”, composto por um conjunto de coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da instituição. As apresentações incluem dança contemporânea, dança folclórica e trechos de renomados balés. Também foram executadas as danças polovitzianas extraídas da ópera “O Príncipe Igor”. A duração do espetáculo foi de uma hora e envolveu cerca de 65 pessoas entre elenco e equipe técnica.
 
Para o prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini, a atitude é de carinho e solidariedade com o povo de Xanxerê e Ponte Serrada. “Isso ajuda a minimizar um pouco do sofrimento das pessoas atingidas pelo tornado, mas que estão se recuperando a cada dia”.
  
Esta é a terceira vez que Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se apresenta em Chapecó. A primeira passagem foi em 2008, quando a cidade recebeu os balés Chopiniana e Suite do Ballet “O Quebra-Nozes”. Já em 2011, durante uma turnê pelo Estado, a cidade recebeu também o espetáculo “Gala Bolshoi”. 
 
 
A Escola 
 
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única do Bolshoi fora da Rússia. O ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança.
 
Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. A inauguração ocorreu em 15 de março de 2000. Em 15 anos de atuação, a Escola se destaca pela dimensão cultural e pela abrangência educacional.  
 
Possui professores russos e brasileiros que formam bailarinos com a mesma precisão técnica e qualidade artística aplicados na Rússia. O grupo de professores da Escola na parte de dança e preparação física é formado por três russos, um ucraniano e dez brasileiros. Na parte de formação musical, a Escola conta com onze pianistas.
 
 
Atualmente, a Escola Bolshoi educa 305 alunos, sendo 254 dos cursos técnicos e básico e os demais do curso de formação continuada. No total, 20 estados brasileiros estão representados por alunos no Bolshoi Brasil e quatro países: Argentina, Colombia, Holanda e Paraguai. Todos os alunos recebem 100% de bolsas de estudos. Hoje, 81 funcionários trabalham para o crescimento e realização dos grandes sonhos dos pequenos e jovens brasileiros que estudam na instituição.
 
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}