Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Balé Bolshoi se apresenta...

Balé Bolshoi se apresenta em Chapecó e a renda arrecadada é encaminhada aos atingidos pelo tornado

O governador Raimundo Colombo assistiu na noite deste domingo, 24, em Chapecó, à apresentação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. O espetáculo, realizado no Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes, foi uma parceria entre a Prefeitura de Chapecó e o Governo do Estado de Santa Catarina. Toda a renda arrecadada com o evento artístico será encaminhada para atender as demandas das vítimas do tornado ocorrido no dia 20 de abril, em Xanxerê e Ponte Serrada. 
 
Fotos: Julio Cavalheiro/Secom
 
 
“A apresentação do balé foi fantástica e encantou a todos. Mais de mil pessoas compareceram para ajudar os atingidas pelo tornado. Só faltou uma pessoa aqui, que auxiliou muito, com quem conversamos para desenvolver essa ideia: o ex-senador Luiz Henrique da Silveira. Ele deu a maior força para que o balé se desenvolvesse. É uma pena que ele não possa estar aqui. Mas vamos continuar o trabalho que ele iniciou”, disse o governador. 
 
O espetáculo apresentado foi o “Gala Bolshoi”, composto por um conjunto de coreografias diversificadas que fazem parte do repertório da instituição. As apresentações incluem dança contemporânea, dança folclórica e trechos de renomados balés. Também foram executadas as danças polovitzianas extraídas da ópera “O Príncipe Igor”. A duração do espetáculo foi de uma hora e envolveu cerca de 65 pessoas entre elenco e equipe técnica.
 
Para o prefeito de Xanxerê, Ademir José Gasparini, a atitude é de carinho e solidariedade com o povo de Xanxerê e Ponte Serrada. “Isso ajuda a minimizar um pouco do sofrimento das pessoas atingidas pelo tornado, mas que estão se recuperando a cada dia”.
  
Esta é a terceira vez que Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se apresenta em Chapecó. A primeira passagem foi em 2008, quando a cidade recebeu os balés Chopiniana e Suite do Ballet “O Quebra-Nozes”. Já em 2011, durante uma turnê pelo Estado, a cidade recebeu também o espetáculo “Gala Bolshoi”. 
 
 
A Escola 
 
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única do Bolshoi fora da Rússia. O ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança.
 
Joinville foi a cidade escolhida para sediar este projeto de inclusão social para crianças e jovens. A inauguração ocorreu em 15 de março de 2000. Em 15 anos de atuação, a Escola se destaca pela dimensão cultural e pela abrangência educacional.  
 
Possui professores russos e brasileiros que formam bailarinos com a mesma precisão técnica e qualidade artística aplicados na Rússia. O grupo de professores da Escola na parte de dança e preparação física é formado por três russos, um ucraniano e dez brasileiros. Na parte de formação musical, a Escola conta com onze pianistas.
 
 
Atualmente, a Escola Bolshoi educa 305 alunos, sendo 254 dos cursos técnicos e básico e os demais do curso de formação continuada. No total, 20 estados brasileiros estão representados por alunos no Bolshoi Brasil e quatro países: Argentina, Colombia, Holanda e Paraguai. Todos os alunos recebem 100% de bolsas de estudos. Hoje, 81 funcionários trabalham para o crescimento e realização dos grandes sonhos dos pequenos e jovens brasileiros que estudam na instituição.
 
{article Elisabety Borghelotti}{text}{/article}
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support