Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Balanço de Gestão: troca...

Balanço de Gestão: troca de armamento, valorização das carreiras e renovação da frota marcam a Polícia Civil na gestão Moisés

Armas modernas, mais seguras e de referência mundial. Frota renovada, ampliação do número de unidades especializadas e uma série de conquistas históricas como a valorização das carreiras dos servidores. Essas foram algumas das melhorias ocorridas na Polícia Civil de Santa Catarina durante a gestão Carlos Moisés, que ampliaram a excelência do serviço já prestado ao cidadão.

Em 2022, a corporação foi uma das primeiras do mundo a trocar todo o seu arsenal de armas curtas para armas Glock geração cinco com sistema ótico modular. Foram investidos cerca de R$ 8,5 milhões pelo Governo do Estado, juntamente com emendas parlamentares.

O delegado-geral da Polícia Civil catarinense, Marcos Ghizoni Júnior, fala sobre a aquisição do novo armamento e de veículos novos, além da regulamentação de novas delegacias na Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), da progressão de carreira, entre outras melhorias realizadas nos últimos quatro anos:

SONORA

A Delegacia de Capturas é responsável pela localização e captura de pessoas com mandados de prisão ativo e pela investigação de fuga de preso caracterizada pela maior complexidade. Já o Laboratório de Tecnologia Cibernética desenvolve ações técnicas operacionais, com auxílio em situações complexas e apurações de crimes que ocorrem, por exemplo, na Deep Web.

Pela Delegacia Virtual é possível registrar ocorrências pela internet, 24 horas por dia. Desde o começo de 2022, foram registrados quase 365 mil boletins virtuais. Já as delegacias de Combate à Corrupção, ativadas em 2020, têm atuação macrorregional, além da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção junto à DEIC.

O plano de carreira da Polícia Civil, sancionado em dezembro de 2021, pelo governador Moisés, organizou os cargos de provimento efetivo e a evolução funcional do policial, com o objetivo de valorizar e incentivar a qualificação dos profissionais.

Em maio deste ano, foram promovidos 1.730 policiais das carreiras de agentes de autoridade policial. Em agosto, o processo de promoções alcançou 69 delegados e, em novembro, foram promovidos mais 70 agentes e escrivães e progrediram na carreira 14 delegados. Desde 2019, ingressaram na instituição 598 policiais.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support