Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Balanço de Gestão: troca...

Balanço de Gestão: troca de armamento, valorização das carreiras e renovação da frota marcam a Polícia Civil na gestão Moisés

Armas modernas, mais seguras e de referência mundial. Frota renovada, ampliação do número de unidades especializadas e uma série de conquistas históricas como a valorização das carreiras dos servidores. Essas foram algumas das melhorias ocorridas na Polícia Civil de Santa Catarina durante a gestão Carlos Moisés, que ampliaram a excelência do serviço já prestado ao cidadão.

Em 2022, a corporação foi uma das primeiras do mundo a trocar todo o seu arsenal de armas curtas para armas Glock geração cinco com sistema ótico modular. Foram investidos cerca de R$ 8,5 milhões pelo Governo do Estado, juntamente com emendas parlamentares.

O delegado-geral da Polícia Civil catarinense, Marcos Ghizoni Júnior, fala sobre a aquisição do novo armamento e de veículos novos, além da regulamentação de novas delegacias na Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), da progressão de carreira, entre outras melhorias realizadas nos últimos quatro anos:

SONORA

A Delegacia de Capturas é responsável pela localização e captura de pessoas com mandados de prisão ativo e pela investigação de fuga de preso caracterizada pela maior complexidade. Já o Laboratório de Tecnologia Cibernética desenvolve ações técnicas operacionais, com auxílio em situações complexas e apurações de crimes que ocorrem, por exemplo, na Deep Web.

Pela Delegacia Virtual é possível registrar ocorrências pela internet, 24 horas por dia. Desde o começo de 2022, foram registrados quase 365 mil boletins virtuais. Já as delegacias de Combate à Corrupção, ativadas em 2020, têm atuação macrorregional, além da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção junto à DEIC.

O plano de carreira da Polícia Civil, sancionado em dezembro de 2021, pelo governador Moisés, organizou os cargos de provimento efetivo e a evolução funcional do policial, com o objetivo de valorizar e incentivar a qualificação dos profissionais.

Em maio deste ano, foram promovidos 1.730 policiais das carreiras de agentes de autoridade policial. Em agosto, o processo de promoções alcançou 69 delegados e, em novembro, foram promovidos mais 70 agentes e escrivães e progrediram na carreira 14 delegados. Desde 2019, ingressaram na instituição 598 policiais.