Balanço de Gestão: Reforma da Previdência promove incremento de R$ 308 milhões aos cofres do Estado
Após um ano de implantação, a Reforma da Previdência promoveu um aumento de R$ 308 milhões entre os meses de novembro de 2021 e junho de 2022 na base de contribuições dos servidores.
A reforma realizada na gestão Moisés é fundamental para a sustentabilidade do sistema, reduzindo o déficit financeiro mensal e permitindo que o Estado empregue esses recursos em áreas que atendam às demandas do catarinense.
Nos últimos quatro anos, o Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) também investiu em melhorias significativas para melhorar o atendimento à população.
Entre as ações, está a implementação da central de atendimento, que deu eficiência e celeridade à resolução das demandas dos beneficiários.
Com a padronização dos procedimentos por meio de manuais, é possível que os servidores tenham acesso a um conjunto de materiais que auxiliam na resolução das demandas.
Outra ação importante foi a realização de diferentes convênios para acessar a base de informações de óbitos de Santa Catarina e do Brasil. Com isso, foi possível dispensar a prova de vida anual dos beneficiários, porque essas informações já constam nas bases de dados disponíveis pelos convênios.
Para dar ainda mais confiabilidade ao sistema, o Iprev adotou a política de atualização cadastral de aposentados e pensionistas a cada dois anos.
O instituto também lançou seu novo site para facilitar a vida dos segurados. Todas as informações e serviços estão disponíveis de forma clara e com linguagem acessível em www.iprev.sc.gov.br.