Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Balanço de Gestão: Polícia...

Balanço de Gestão: Polícia Científica destaca conquistas inéditas dos últimos quatro anos

De 2019 a 2022, a Perícia Oficial catarinense sofreu um processo de modernização e inovação jamais visto em toda sua história. As ações do Governo do Estado, em prol das forças de segurança, contemplaram praticamente todas as principais demandas do órgão pericial e de seus servidores. Entre elas, a tão sonhada criação da Polícia Científica de Santa Catarina, que substituiu o antigo Instituto Geral de Perícias e veio consolidar o momento ímpar vivido pela instituição.

A criação do Fundo de Melhoria da Perícia Oficial (Fumpof), em 2019, foi o início propriamente dito. Além de viabilizar a autonomia financeira, orçamentária e patrimonial do órgão, a iniciativa promoveu uma jornada de desenvolvimento e fortalecimento sem precedentes. O perito-geral Julio Freiberger Fernandes ressalta o impacto positivo das conquistas alcançadas pela Polícia Científica no período, principalmente, no aprimoramento dos serviços prestados e no fortalecimento da categoria.

“Os investimentos e o apoio do Governo do Estado à Segurança Pública promoveram avanços importantes para as instituições. Na Perícia Oficial conseguimos aprimorar os processos administrativos, modernizar nossas estruturas, adquirir novas tecnologias e ampliar o quadro efetivo. Assim, criamos melhores condições de trabalho aos nossos servidores, o que refletiu diretamente na qualidade dos serviços prestados à população. Hoje podemos dizer que estamos entre as melhores instituições periciais do país”, destaca.

Em nome do governador Carlos Moisés, o perito-geral da Polícia Científica – e atual presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública – agradeceu a todos que contribuíram para a evolução da Perícia catarinense nesses quatro anos. E na figura do seu antecessor, perito criminal Giovani Eduardo Adriano, enalteceu a dedicação, o compromisso e o trabalho competente de todos os servidores do órgão.

Criação da Polícia Científica

Dos objetivos mais relevantes alcançados nesta gestão, a criação da Polícia Científica de Santa Catarina representou um divisor de águas na história da Perícia Oficial. Na visão dos profissionais, o projeto teve valor inestimável em termos de representatividade e valorização. É importante destacar que a mudança da nomenclatura não gerou novas despesas ao Estado, não provocou alterações na estrutura organizacional e nem afetou a prestação dos serviços à sociedade catarinense.

“A padronização dos órgãos de Perícia Oficial fortalece a imagem e a representatividade das instituições frente à população e demais órgãos de Segurança Pública. Mais que a satisfação dos nossos agentes diante do reconhecimento, a consolidação nacional desse projeto trará benefícios conjuntos, como a redução de custos a partir de aquisições envolvendo todas as polícias científicas”, explica Julio Fernandes.

Destaque nacional no processo de identificação civil

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Depois de três décadas de muitas discussões e nenhum avanço em relação à unificação de documentos civis no Brasil, no ano de 2021 o projeto pioneiro da Polícia Científica de Santa Catarina consolidou a criação do primeiro documento de identidade do país com numeração única para RG e CPF. A partir do cruzamento de dados do cadastro biométrico do Estado, com a base de dados da Receita Federal, o novo documento passou a utilizar o CPF também como RG, tornando-se mais prático e seguro.

Considerando a vulnerabilidade dos sistemas de identificação civil administrados pelos estados, no tocante a fraudes, o projeto catarinense foi criado com o propósito de construir um sistema nacional de identificação único e muito mais seguro. Por conta disso, depois do lançamento em território catarinense era preciso garantir a adesão de todas as unidades da Federação ao modelo.

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Felizmente, em fevereiro de 2022 o Governo Federal eliminou esse obstáculo ao lançar um novo documento de identidade com abrangência nacional, cuja principal característica é exatamente o uso do número único. Para o diretor de Identificação Civil e Criminal, perito Fernando Souza, essa também foi uma vitória de Santa Catarina, já que o estado viabilizou o modelo de forma inédita no país.

“Com a criação do documento de número único, Santa Catarina garantiu mais praticidade aos cidadãos e muito mais segurança aos dados civis. Também conseguimos estabelecer melhorias importantes no processo de emissão do documento. Somando nossas unidades próprias aos postos de identificação conveniados com prefeituras e estabelecimentos privados, atualmente mantemos 284 pontos de atendimento à disposição da população em todas as regiões”, revela Souza.

Modernização das estruturas

Com recursos próprios e investimentos recordes direcionados à Segurança Pública – pelo programa SC Mais Segura – a Polícia Científica experimentou pela primeira vez a autonomia para investir na infraestrutura de suas unidades. São diversos projetos em curso, a exemplo da recém-concluída unidade de Concórdia, cujo projeto na ordem de R$ 298 mil garantiu a reforma e adequação do prédio às normas técnicas atuais.

Paralelo a isso, o órgão investiu como nunca na modernização de suas estruturas móveis e equipamentos. A renovação das estações de trabalho de suas 30 unidades – 417 novos computadores – foi mais uma ação marcada pelo ineditismo. Os investimentos garantiram ainda a modernização da área técnica, com a aquisição de maletas para local de crime, copiadoras e duplicadoras forenses de discos rígidos, leitores biométricos e scanners de mesa, sistema de cromatografia gasosa e espectrômetro de massas, mobiliários, estações avançadas de trabalho e notebooks de alto desempenho para o trabalho pericial.

Outra demanda urgente contemplada nesta gestão foi a substituição das viaturas utilizadas pelos agentes de campo da Polícia Científica. Além de prejudicar as atividades diárias, por conta de problemas cada vez mais frequentes, a frota sucateada representava riscos à segurança dos servidores. Com recursos na ordem de R$ 12 milhões, do Fumpof e do SC Mais Segura, a instituição comprou 88 viaturas caracterizadas SUV, oito viaturas para transporte de cadáveres e um veículo para transporte de cargas.

Ampliação do efetivo

Depois de conviver durante anos com um déficit histórico de pessoal – impactando diretamente no dia a dia das equipes e na qualidade dos serviços – em 2019 a Polícia Científica foi contemplada com a nomeação de 65 peritos criminais, 29 médicos legistas e 2 papiloscopistas, todos aprovados no concurso realizado em 2017. Na época, foi a maior convocação de servidores registrada em 14 anos de existência do então Instituto Geral de Perícias.

E não parou por aí. Em 2022, o Governo do Estado definitivamente avançou sobre a antiga demanda ao ampliar novamente, de forma inédita, o quadro funcional da Polícia Científica de Santa Catarina. Além de convocar outros 75 peritos oficiais do concurso realizado em 2017, o Poder Executivo determinou a nomeação imediata de 70 candidatos aprovados no concurso público para auxiliar médico-legal, lançado em 2021 e homologado em 2022.

Completando as ações relacionadas ao aumento do efetivo, em setembro de 2022 foi aberto o maior concurso público da história da Perícia Oficial catarinense, com 196 vagas para o cargo de auxiliar criminalístico. O incremento de servidores teve impacto imediato na qualidade e acessibilidade dos serviços prestados à população.

:: O balanço completo das ações desenvolvidas pela Polícia Científica, entre 2019 e 2022:

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support