Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Balanço de Gestão: Epagri...

Balanço de Gestão: Epagri impulsiona agricultura e pesca familiar no Governo Moisés

Entre 2019 e 2022, as ações de pesquisa e extensão da Epagri, empresa pública do Governo de Santa Catarina, ganharam impulso, aumentaram o número de famílias atendidas e de tecnologias geradas. A empresa modernizou os sistemas de gestão, investiu em equipamentos, dinamizou a atuação em políticas públicas e fortaleceu as ferramentas de comunicação.

Com credibilidade, respeito e admiração da sociedade, graças ao trabalho de 31 anos dedicados à agricultura e à pesca familiares, mesmo com desafios como várias estiagens e a pandemia de Covid-19, a Epagri seguiu fortalecendo a gestão e o apoio aos produtores.

A difusão de conhecimentos, tecnologias e processos, a capacitação das famílias e o acesso às políticas públicas do setor foram outros destaques nos últimos quatro anos, período em que a Epagri atendeu milhares de famílias, como destaca o diretor de Extensão Rural e Pesqueira da empresa, Humberto Bicca Neto:

SONORA

Entre as várias inovações geradas estão softwares, equipamentos, aplicativos, mapeamentos, sistemas de produção, além de novas variedades de plantas, desenvolvidas por 130 pesquisadores. Um exemplo dessa pesquisa aplicada é o fomento de novas cadeias produtivas, como a do lúpulo.

O número de projetos científicos realizados é uma mostra do estímulo que a área recebeu. Entre 2019 e a segunda quinzena de dezembro deste ano, a Epagri aprovou 1,2 mil projetos para serem desenvolvidos nos próximos anos. Eficiência, também, no total de publicações técnico-científicas no mesmo período: 3.264.

A empresa também investiu no fortalecimento de seu Núcleo de Inovação Tecnológica, espaço virtual em constante aprimoramento que, no período, encaminhou o registro de 27 cultivares e a proteção de outros 10 junto ao Ministério da Agricultura, entre outras atividades.

A evolução da empresa no desenvolvimento das ferramentas digitais de gestão contribuiu para a otimização dos recursos humanos na extensão. A maior velocidade das redes de internet facilitou a comunicação e a realização de reuniões, capacitações e contatos on-line.

Com o quadro de funcionários impactado pela saída de alguns para a aposentadoria, houve a necessidade de realizar ajustes, privilegiando a manutenção dos escritórios da Epagri nos municípios com, pelo menos, um profissional. As estruturas regionais de apoio também foram readequadas, sempre com foco em manter a eficiência do serviço de assistência técnica e extensão rural.   

A formalização e o fortalecimento das parcerias com as prefeituras, com o Ministério da Agricultura e com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, alinhada à presença da Epagri em todos os municípios do estado, foi outra ação importante estabelecida na atual gestão. Destaque para a diversificação das áreas produtoras de tabaco, gestão de cooperativas e apoio a públicos específicos, entre eles indígenas e quilombolas. Também são destaque ações direcionadas ao empreendedorismo e à liderança com jovens e mulheres de famílias rurais e pescadoras.

Após aprovação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural, os programas financiados pela Secretaria de Agricultura e executados pela Epagri passaram por uma reestruturação e foram concentrados em sete eixos: Terra Boa, Fomento AGRO SC, Investe AGRO SC, Jovens e Mulheres em Ação, Prosolo e Água SC, Reconstrói SC e Investe AGRO Emergencial. No final de 2021, a adoção de práticas ambientais pelos agricultores foi colocada como condicionante para adesão à grande parte dos programas.

A Epagri também investiu alto na modernização de seu parque tecnológico e ganhou agilidade e economia de recursos. Com a redução do número de máquinas obsoletas e a dispensa de necessidade de atualização, gerou-se uma economia de R$ 5 milhões.

Nos últimos quatro anos, a empresa apostou, ainda, em suas ferramentas de comunicação. O canal da empresa no YouTube chegou a 100 mil inscritos em 2020, quando recebeu uma placa comemorativa da plataforma. Ao final de 2022, o número de inscritos chega a 293 mil, com mais de 30 milhões de visualizações de mil vídeos sobre conhecimento técnico e dicas práticas. Nas redes sociais, o número de seguidores no Instagram, por exemplo, subiu de 4,5 mil, em 2019; para 22,3 mil neste ano.