Balanço de Gestão: economia de R$ 500 milhões em recursos públicos e ações inovadoras marcam o trabalho da SEA
Nos últimos quatro anos, a Secretaria de Estado da Administração (SEA) desenvolveu iniciativas inovadoras para qualificar os serviços prestados pelo Estado, com destaque para a economia de R$ 500 milhões em recursos públicos e a valorização dos servidores.
Com foco na gestão estratégica, revisão de contratos e modernização de processos, a SEA garantiu mais eficiência ao governo. A aquisição de produtos e a contratação de serviços, por exemplo, foram centralizadas na Secretaria a partir de 2019, o que propiciou mais transparência às licitações.
Com a economia e ações de combate à corrupção, o Governo de Santa Catarina pôde aplicar recursos em áreas como infraestrutura, educação e saúde.
As revisões contratuais também impactaram positivamente na gestão dos patrimônios do Estado. Desde 2019, foram economizados cerca de 107 milhões em aluguéis, manutenção de veículos e compra de combustível.
O secretário da Administração, Luiz Antônio Dacol, dá mais detalhes sobre os resultados alcançados no período:
SONORA
Outra iniciativa que contribuiu para a redução de gastos e economia de receitas foi o programa Governo Sem Papel que, em 2019, criou a versão digital dos processos da Administração estadual. Entre os resultados, uma economia de R$ 160 milhões e mais agilidade nos serviços oferecidos ao público por meio, por exemplo, do Detran, Procon, IPREV e SC Mais Renda.
Diante dos desafios postos pela pandemia de Covid-19, o serviço digital possibilitou a interação entre empresas e Governo, o que permitiu que muitas não fechassem as portas, e garantiu o acesso aos serviços mesmo durante o lockdown.
Nos últimos quatro anos, mais de 7,7 mil novos servidores foram incorporados ao quadro funcional do Estado, incluindo profissionais da Educação, policiais, engenheiros e trabalhadores de outras áreas. Também foram garantidos ao funcionalismo estadual a recomposição de perdas inflacionárias recentes e aumento salarial.
Desde o início da gestão Moisés, todas as áreas da administração tiveram o desempenho avaliado por indicadores, modelo semelhante ao utilizado em grandes empresas. A ação permitiu o desenvolvimento de iniciativas em várias secretarias, ampliou os investimentos em áreas essenciais, gerou desenvolvimento social e econômico e qualificou os serviços prestados aos catarinenses.