Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Balanço de Gestão: Corpo...

Balanço de Gestão: Corpo de Bombeiros Militar recebe investimentos históricos e avança nos atendimentos aos cidadãos

Durante a gestão do governador Carlos Moisés, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina evoluiu em atendimentos aos cidadãos e acumulou experiências fora do estado, ao auxiliar outras corporações de bombeiros militares.  Entre 2019 e 2022, o investimento do Governo de Santa Catarina, por meio do Programa SC Mais Segura, foi de R$ 91 milhões, com repasse de R$ 5 milhões aos Bombeiros Voluntários. A diretriz principal foi o aumento da qualidade do serviço prestado e o reaparelhamento das unidades.

Já foram entregues equipamentos como dois ônibus, 64 desencarceradores, 90 sistemas de radiocomunicação completos, além de 432 kits de Equipamentos de Proteção Individual para uso no combate a incêndios. Também foram adquiridos 34 novos caminhões Auto-Bomba Tanque e Resgate, sendo que 20 já foram entregues a quartéis de várias cidades. 

Além dos investimentos em dinheiro, outra preocupação foi com o maior valor da corporação: o bombeiro. Durante o governo Moisés foi criado o Dia Estadual do Bombeiro Militar Veterano, em 22 de janeiro. A data é uma homenagem ao comandante-geral de honra dos bombeiros de Santa Catarina, coronel Milton Antônio Lazzaris, que exerceu histórica liderança na emancipação da corporação em relação à Polícia Militar.

Em 2019, o governador autorizou a chamada de 292 candidatos do último concurso, com formação de alunos em novembro de 2019 e em março de 2020. Já em 2022, foi autorizado um novo concurso público para os Cursos de Formação de Praças e de Oficiais, com editais já publicados.

Entre os dias 1º de janeiro de 2019 e 08 de dezembro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atendeu 685.002 ocorrências; realizou 501.050 atendimentos pré-hospitalar; fez 48.884 salvamentos, buscas e resgates; atuou em 40.935 incêndios; realizou 33.076 ações preventivas; registrou 15.396 manejos de Insetos; participou de 11.662 cortes de árvore; prestou 7.795 auxílios e apoios, além de outros diversos tipos de atendimento. O Batalhão de Operações Aéreas da corporação fez 5.203 transportes, sendo 137 de órgãos.

Outras melhorias que marcaram a gestão Moisés foi a criação do 15º Batalhão, em Rio do Sul, que atende 29 municípios; a ampliação do tempo de aproveitamento de profissionais inativos da Segurança Pública e a aprovação do ressarcimento para bombeiros comunitários e de incrementos para os guarda-vidas civis voluntários.

Bombeiros catarinenses também atuaram intensamente durante a pandemia de Covid-19. O Batalhão de Operações Aéreas transportou pacientes e vacinas para tratamento e redução dos casos da doença. Outra ação durante o período foi o uso do Batalhão de Ajuda Humanitária para distribuição de alimentos e insumos.

Já as equipes de Força-Tarefa foram acionadas para ocorrências como as enchentes em Presidente Getúlio, enxurradas em Tubarão e explosão em Florianópolis. As Forças-Tarefas com cães também reforçaram operações de salvamento fora do estado, como busca e resgate em Brumadinho e Porto Alegre, combate a incêndio na Amazônia e apoio em ocorrências relacionadas às chuvas no Rio de Janeiro e em Pernambuco.

Desde 2019, foram certificados cinco novos cães de busca e resgate para atuação na atividade de cinotecnia da corporação. Todos os animais, da raça labrador, foram recebidos filhotes, passaram por treinamento e depois por provas para a certificação. Atualmente estão em treinamento mais cinco filhotes.