Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Baia da Babitonga dispõe...

Baia da Babitonga dispõe de equipamento para controle das águas e segurança portuária

ciram 20161221 1701923723

A Baia da Babitonga agora possui um controle das marés, movimento das águas e das correntes marinhas. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) por meio do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) instalou um correntômetro no Porto de São Francisco do Sul.

Na costa catarinense há uma rede de marégrafos com sensores para medição da altura da maré. Na Baia da Babitonga, um está no Porto de Itapoá, outro no Porto de São Francisco do Sul e o terceiro na Ilha da Paz – em parceria com a Marinha do Brasil. “Faltava instalar o correntômetro para obtermos informações precisas, um fator importante para a segurança dos portos”, relata Hamilton Justino Vieira, gerente do Ciram.

O correntômetro capta a velocidade da água, altura, maior e menor corrente e deslocamento das águas. Depois de os dados serem transmitidos para a central do Ciram, em Florianópolis, as informações são copiladas e disponibilizadas à comunidade no site do Epagri/Ciram (http://www.ciram.epagri.sc.gov.br). O investimento foi de R$ 200 mil com recursos do Programa SC Rural.

“Esse equipamento representa aumento na segurança de navegação e manobras portuárias e é fundamental para adoção de medidas de prevenção e contenção no caso de acidentes com cargas perigosas. Como consequência melhora a eficiência e segurança dos portos de Santa Catarina”, destaca. A Epagri/Ciram também possui estações de hidrometeorologia e agrometeorologia para controle da precipitação dos rios, temperatura, velocidade e direção do vento e molhamento folear. 

{article Ana Paula Keller – ADR Joinville – Assinatura}{text}{/article}