Badesc inicia operacionalização do Pronampe Inovação

Foto: Eduardo Valente / GOVSC
A Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) iniciou a operacionalização da linha de crédito Pronampe Inovação, voltada exclusivamente para micro e pequenas empresas catarinenses que atuam com inovação aplicada ao modelo de negócios, produtos ou serviços. A solicitação do crédito pode ser feita por meio da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) ou diretamente nas cooperativas de crédito parceiras da iniciativa.
O presidente do Badesc, Ari Rabaiolli, destaca que Santa Catarina é referência nacional em inovação, com um ecossistema cada vez mais robusto e estratégico para a economia. “A inovação está no DNA do catarinense, e é nosso dever, como Agência de Fomento e seguindo orientação do governador Jorginho Mello, apoiar e impulsionar esse movimento. Ao oferecer condições de crédito facilitadas para micro e pequenas empresas inovadoras, estamos investindo no futuro econômico do estado e na geração de empregos qualificados”, afirma Rabaiolli.
Com foco em impulsionar a competitividade e o crescimento de empreendimentos inovadores, a linha oferece financiamentos entre R$ 20 mil e R$ 250 mil, com condições especiais para o empreendedor. O juro é de 1,66% ao mês, mas 50% dessa taxa será paga pelo Governo do Estado, resultando em uma taxa efetiva de apenas 0,83% ao mês para aquelas empresas que mantiverem os pagamentos em dia.
O crédito é destinado a empresas sediadas em Santa Catarina que comprovem sua atuação inovadora. Isso pode ser feito por meio de cláusula contratual que declare o uso de modelo de negócios inovador ou por meio do enquadramento no regime Inova Simples.
O prazo total do financiamento é de 48 meses, sendo os primeiros 12 meses de carência, com pagamento trimestral dos juros não subsidiados, e os 36 meses seguintes destinados à amortização do valor principal. A operacionalização da linha conta com a adesão dos principais sistemas cooperativos do Estado, como Ailos, Sicoob, Sicredi, Cresol e as cooperativas singulares Sulcredi São Miguel do Oeste, Sulcredi Abelardo Luz, CrediIbiam e CrediSeara, cabendo a cada cooperativa decidir sobre sua participação na oferta do crédito.
Rabaiolli frisa que o governador Jorginho Mello tem como um dos compromissos de gestão o fortalecimento do ecossistema de inovação. “Subsidiar essa linha reafirma esse objetivo, facilitando a tomada de crédito e investindo na geração de empregos qualificados”, conclui.