Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Secretaria de Saúde anuncia...

Secretaria de Saúde anuncia Política de Antídotos na comemoração dos 30 anos do Centro de Informações Toxicológicas

Em funcionamento desde 1984, o Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT) completa 30 anos na próxima quarta-feira, 14, data que também lembra o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes Tóxicos, instituído pela Lei 13.175, de 29 de Novembro de 2004. Um evento em alusão à data será realizado às 9h, no Hospital Universitário (HU), em Florianópolis. Na oportunidade, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançará a Política de Antídotos do Estado de Santa Catarina, que prevê a implantação de diretrizes para assegurar o tratamento adequado aos pacientes agudamente intoxicados.

O CIT é considerado referência em Toxicologia Clínica no Estado, e registrou aproximadamente 175 mil atendimentos desde o início das atividades. Os casos mais comuns são de intoxicações por medicamentos, agrotóxicos, produtos veterinários, raticidas, produtos químicos industriais e de uso domiciliar, drogas de abuso, plantas tóxicas e envenenamentos por animais peçonhentos. “O CIT faz um trabalho importantíssimo, que poucas pessoas conhecem. Envolve técnica e estudos científicos que resultam em mais proteção e cuidados à população”, salienta a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt.

O atendimento do CIT/SC é permanente, em regime de plantão 24 horas. Conforme explica Marlene Bonow, superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde, o serviço é oferecido gratuitamente por telefone ou pessoalmente e atende profissionais da saúde em caráter de urgência, em casos de intoxicações e envenenamentos. Além disso, presta informações em caráter preventivo e educativo à população em geral.

O Centro também atua na identificação de animais peçonhentos, assessora órgãos públicos em assuntos relacionados à intoxicações, além de realizar campanhas em prol do uso correto de substâncias potencialmente tóxicas e da prevenção de acidentes.

Localizado junto ao Hospital Universitário, o CIT/SC é um serviço público vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e funciona em parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Osvaldo Cruz.

>>>Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download

Serviço

O quê: Comemoração dos 30 anos do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT)

Quando: Quarta-feira, 14, às 9h

Onde: Hospital Universitário 

Principais atividades do CIT:

– Prover informações técnicas em casos de urgência e emergência, auxiliando os profissionais no diagnóstico e no tratamento de intoxicações/envenenamentos.

– Acompanhamento dos casos de intoxicação até a resolução dos mesmos.

– Prestar informações sobre primeiros socorros à população em geral, ao mesmo tempo que orienta em caráter educativo/preventivo.

– Realização de cursos e palestras para profissionais da área da saúde e para o público em geral.

– Coleta de dados e elaboração de relatórios dos casos atendidos.

– Identificação de animais peçonhentos e plantas tóxicas com a colaboração dos Departamentos de Botânica e Microbiologia e Parasitologia da UFSC.

– Elaboração de materiais informativos (cartazes, folhetos) sobre animais peçonhentos, produtos químicos, plantas tóxicas e outros.

 

Informações adicionais
Ana Paula Bandeira 
Secretaria de Estado de Saúde/SC
email: anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 9113-6065 / 3221-2149

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support