Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Secretaria da Saúde realiza...

Secretaria da Saúde realiza ações de prevenção do tabagismo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Unimed, realizam uma série de atividades de combate ao tabagismo e de promoção à saúde nesta quinta-feira, 28, no Câmpus IFSC, em Florianópolis. Durante todo o dia, das 9h às 19h, alunos e servidores do IFSC poderão assistir vídeos sobre o tema e esclarecer dúvidas com profissionais de saúde. A ação faz parte das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que é lembrado em 29 de agosto.

Durante o evento, serão entregues materiais educativos pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da SES. Profissionais da saúde darão orientações sobre tabagismo e farão avaliações físicas nos participantes. Aqueles que quiserem abandonar o cigarro podem se inscrever para um programa de acompanhamento médico. O evento também contará com a participação do grupo Agentes do Riso.

De acordo com a Pesquisa Especial sobre Tabagismo (Petab), realizada em 2008 pelo Ministério da Saúde (MS) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% dos fumantes iniciaram o tabagismo antes dos 19 anos e 20% com menos de 15 anos.

A gerente de Vigilância de Agravos, Gladis Helena da Silva, explica que no Brasil estima-se que, a cada ano, 200 mil brasileiros morrem precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo.

“Vale ressaltar também que o tabagismo passivo é a terceira maior causa de morte evitável no mundo, subsequente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool”, alerta a gerente. Fumantes passivos têm um risco 23% maior de desenvolver doença cardiovascular e 30% a mais de chance em ter câncer de pulmão. Além disso, têm maior propensão à asma, redução da capacidade respiratória e 24% de chances em ter infarto do miocárdio e maior risco de arteriosclerose.

O tabaco é a segunda droga mais consumida entre os jovens no mundo e no Brasil. Isso se deve à facilidade e aos estímulos para obtenção do produto, entre eles, o baixo custo, os cigarros com sabor, a curiosidade pela imitação do comportamento do adulto, a promoção e o marketing dos produtos derivados do tabaco. O cigarro é composto por folhas de fumo que contêm mais de 4.500 complexos químicos, muitos dos quais se transformam em outras combinações. Esses complexos incluem arsênico, amônia, sulfito de hidrogênio e cianeto hidrogenado.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Secretaria de Atenção à Saúde, vinculados ao Ministério da Saúde, desenvolvem ações integradas para a prevenção do tabagismo e de atenção aos fumantes. “Essas ações são realizadas nos estados e municípios para conscientizar a sociedade sobre os danos causados pelo cigarro, além de atender os usuários que buscam tratamento para o tabagismo”, explica a responsável pelo Programa Estadual do Tabagismo da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Adriana Elias.

Informações adicionais:
Ana Paula Bandeira 
Secretaria de Estado de Saúde/SC
e-mail: anap@saude.sc.gov.br
Telefone: (48) 3221-2149 / 9113-6065