Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Aviação Regional: Estado chamará...

Aviação Regional: Estado chamará empresas para entender necessidades

Homens em uma mesa de reunião

As possibilidades e necessidades para a abertura de rotas aéreas regionais em Santa Catarina será discutida por órgãos do Governo do Estado e Alesc junto às companhias áreas. As empresas serão procuradas para avaliar as operações atuais e discutir a ampliação dos serviços nos aeroportos catarinenses. O encaminhamento foi dado após uma reunião entre os secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, e da Fazenda, Cleverson Siewert, com a bancada de deputados do Oeste na Alesc.

“Nós temos muitas questões para discutir na logística do Estado, e o governador Jorginho Mello deu protagonismo para este segmento, entre elas a logística aeroviária. Saio daqui com o compromisso, conforme combinado com a bancada, de entrar em contato com todas as companhias aéreas que atendem voos regionais e interestaduais em Santa Catarina para entender melhor a razão de ainda termos demandas que não são convenientemente atendidas. Ao que parece nós temos mercado e o que falta são voos. Nós vamos entender e tentar construir uma solução em conjunto com a Alesc”, confirma o secretário Beto Martins. 

O encontro foi motivado pela reivindicação dos parlamentares para a ampliação de voos entre Chapecó e Florianópolis, que tem atualmente um único voo direto para Florianópolis. As demais opções precisam de conexões feitas em São Paulo, acarretando em mais custos e tempos dos usuários. Mas a demanda por atendimento de outras localidades também foi solicitada pelos parlamentares.

O Estado tem atualmente possibilidades de oferecer redução de alíquotas sobre o querosene de aviação, que representa um dos maiores custos do setor. 

“Santa Catarina tem a infraestrutura necessária, tem os incentivos fiscais, mas precisamos ouvir as empresas aéreas e entender objetivamente o que é necessário para que possamos ampliar os voos entre as nossas principais cidades”, acrescenta Cleverson Siewert.

“Nós estamos saindo daqui com uma mobilização entre os deputados e o Estado para encontrar uma solução”, completa o deputado estadual Marcos Vieira, líder da bancada do Oeste na Alesc.

Avatar
Escrito por:

Rafael Matos | SPAF

Rafael Matos, Jornalista e Assessor de Comunicação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias | SPAF - Redes Sociais @spafsc - e-mail: ascom@spaf.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support