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Avançam as obras de sustentação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

As obras nas estruturas de sustentação inferior da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, seguem em ritmo acelerado para que possam ser concluídas até outubro. O trabalho emergencial é necessário para dar segurança às próximas etapas de restauração. O serviço está sendo executado pela construtora Empa, de Minas Gerais, que iniciou os trabalhos em abril deste ano. O valor do investimento será de R$ 10,3 milhões e o prazo de conclusão é de 180 dias a contar de abril.

Fotos: James Tavares/Secom

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“É a etapa segura da ponte. O andamento da obra está dentro do cronograma previsto. Já conseguimos visualizar os trabalhos que estão sendo executados. Essa é a fase que, efetivamente, vai deixar a ponte segura para que seja concluída a reconstrução, explicou o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini. Ele ainda ressaltou que o prazo de conclusão deverá ser cumprido e que os recursos estão garantidos.

O trabalho tem a supervisão de técnicos e engenheiros do Deinfra. A empresa responsável pelo trabalho, a Empa, tem sede em Belo Horizonte e mais de 50 anos de experiência no mercado de construção pesada. A companhia faz parte do grupo português Teixeira Duarte. O contrato com a Empa foi assinado no dia 10 de fevereiro e ordem de serviço foi entregue no mês de abril.

O engenheiro fiscal da obra de reabilitação e recuperação da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallevy, disse que a grande novidade é um equipamento que filma o mergulhador executando os trabalhos no fundo do mar, permitindo, com isso, acompanhar as ações que estão sendo feitas a cerca de 30 metros de profundidade. “É uma tecnologia que a empresa trouxe para os serviços. É um ganho de qualidade e verificação. Diariamente, recebemos um diário de obras, onde é mostrado todos os fatos, serviços e número de pessoas e máquinas que trabalharam no dia”, destacou Diotallevy. 

Os trabalhos de construção da estrutura provisória que sustentará o vão central da ponte foram interrompidos em agosto de 2014, após rescisão do contrato com a Construtora Espaço Aberto diante de atrasos no cronograma da restauração.

http://www.youtube.com/watch?v=1hLKImXG8Gw&feature=youtu.be

“Todo o sistema de montagem já está pronto, e as peças estão vindo para o mar. Queremos essa parte da obra pronta em outubro, estamos trabalhando todo o dia e, se precisar, passaremos a noite”, afirmou Wenceslau Diotallevy. 

O presidente do Deinfra informou que, paralelamente, ao trabalho de sustentação da ponte, o Governo do Estado segue com tratativas com a American Bridge para execução da restauração total. A empresa é a mesma que construiu a ponte na década de 1920. Representantes da American Bridge estiveram em Florianópolis no mês de abril, quando conversaram com o governador Raimundo Colombo. Na ocasião, o Deinfra entregou outros documentos e desenhos do projeto solicitados pela companhia. Na próxima quarta-feira, 13 de maio, a ponte completa 89 anos.

Diário da Obra (abril/maio)

Cerca de 75 homens e 35 máquinas trabalham diariamente desde o mês de abril. Principais trabalhos executados:

– Movimentação/organização das estruturas metálicas das torres, 01,02,03,04

– Montagem dos andaimes da torre TA1 

– Montagem do canteiro de obras

– Montagem da balsa para apoio do guindaste/mergulhadores e transporte de materiais

– Preparação das estruturas metálicas do módulo III da torre TA1

– Forma e armação das bases de apoio a montagem dos tubos dos contraventos

-Atividades de mergulho (filmagem)

-Ensaio do guindaste sobre a balsa

– Organização e limpeza

– Desmontagem dos acessos e guarda copos da TA1 (contrato anterior)

-Montagem de acesso ao píer

-Preparação/montagem dos equipamentos de mergulho na balsa

-Pintura das boias de sinalização

– Instalação dos equipamentos de mergulho na balsa

-Concretagem do piso da área de vivência e viga da rampa do cais

-Manutenção da Grua Torre 02

-Montagem do canteiro de obras

-Descarregamento de estruturas metálicas

-Montagem das balsas para apoio aos mergulhadores e transporte de materiais

– Mobilização e preparação do equipamento de mergulho

-Teste e qualificação dos soldadores

– Reforma do escritório de engenharia

-Desmontagem de estruturas de madeira do contrato anterior

-Supressão vegetal do canteiro de obras e praça de montagem

-Montagem das boias de sinalização de navegação

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