Avança Sistema de Esgotamento Sanitário de Bombinhas
Na próxima segunda-feira, 4, às 10 horas, será feita na sala de licitação da Casan, em Florianópolis, a abertura das propostas recebidas na licitação pública internacional realizada para escolher a empresa responsável por executar o novo Sistema de Esgotamento Sanitário de Bombinhas. O investimento, no valor de R$ 56 milhões, foi viabilizado em parceria com a Jica, Agência de Cooperação Internacional do Japão, com contrapartida da Casan.
O novo sistema vai atender 28.486 habitantes, população estimada entre moradores e veranistas que procuram o balneário a cada temporada de verão. Serão 2.530 ligações domiciliares, seis estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto com capacidade para tratar uma vazão de até 100 litros por segundo. O equipamento conta com moderna tecnologia que alia lodos ativados com aeração prolongada, seguido de processo físico-químico e desinfecção por ultravioleta.
A rede de coleta terá 35.983 metros de extensão e já teve uma etapa assentada, na Avenida Leopoldo Zarling, em Bombas. Entre março e outubro de 2015 a Casan antecipou a obra para evitar que a via, que foi repavimentada pela Prefeitura, tivesse que ser aberta novamente para o assentamento da tubulação.
A empresa que vencer a licitação terá 36 meses para concluir a obras, que deixará o município de Bombinhas com uma cobertura de 65% de coleta e tratamento de esgotos.
Melhorias no sistema existente
Enquanto não fica pronta a obra, a Casan investe na melhoria do sistema existente no município. Está sendo concluída a instalação da nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Compacta do atual sistema. O equipamento tem capacidade para tratar uma vazão de até 30 litros de esgoto por segundo e dispõe de tratamento físico-químico, que resulta em um efluente final com alto grau de tratamento.
A Casan investiu R$ 1,5 milhão nas melhorias, que além da nova ETE inclui o aumento da capacidade de bombeamento da Estação Elevatória do Sistema existente, que recebeu também novo quadro de comando. Atualmente apenas a praia central do município de Bombinhas dispõe de rede de coleta de esgoto, numa extensão de 8 mil 500 metros que atende 703 ligações domiciliares.
Independente das questões judiciais com a Prefeitura Municipal, das quais a Casan está recorrendo na forma da lei, a empresa mantém todos os planos de Investimentos já previstos ou em andamento para Bombinhas.
Informações adicionais para a imprensa:
Gerência de Comunicação Social da CASAN
(48) 3221-5034 | 3221-5035 | 3221-5036
Jornalista Arley Reis | areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes | santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli | ristefanelli@casan.com.br | (48) 9136-9345