Avança a obra da nova rodovia na Tapera, em Florianópolis
A nova rodovia na região da Tapera, em Florianópolis, no sentido ao novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, está com os serviços iniciais de limpeza e preparação no novo leito da pista concluídos. O trabalho no trecho de quatro quilômetros está na fase de terraplenagem, com a substituição do solo inservível (solo mole) por camadas de reforço em rocha.
A obra faz parte do novo acesso ao aeroporto da Capital, que também prevê a duplicação da Avenida Deputado Diomício Freitas, a construção de uma ponte no bairro Carianos e de um viaduto no Estádio da Ressacada, que fará a ligação da estrada atual com a nova via no Sul da Ilha. O secretário de Planejamento, Murilo Flores, afirma que “esta é uma das obras mais complexas do Pacto por Santa Catarina pelas questões ambientais, mas é também fundamental para o acesso ao terminal do aeroporto em construção pelo governo federal e para o deslocamento ao Sul da Ilha. Serão investidos R$ 89 milhões”.
O gerente da obra, Gleison Lemos, explica: “A maior dificuldade da obra é a retirada do solo mole que está, aproximadamente, a cinco metros de profundidade da superfície para colocação de pedras”. O engenheiro estima que a terraplenagem de todo o trecho na Tapera esteja pronta até setembro. Recentemente, a Universidade Federal de Santa Catarina cedeu um terreno que fica no traçado da nova via no Sul da Ilha.
Segundo Lemos, o trabalho na Avenida Deputado Diomício Freitas – que será duplicada do Trevo da Seta até o Estádio da Ressacada – será retomado este mês. A previsão é concluir a aplicação da camada de reforço em rocha ao longo da via, da ponte do Carianos até o Estádio da Ressacada, e construir um passa-fauna, ou seja, tubulação de concreto sob a estrada para passagem de animais. Como a avenida está às margens do mangue, o adensamento do terreno da nova pista deve ocorrer de forma natural, sem a utilização de máquinas, conforme determinação dos órgãos ambientais.
Inicialmente, o projeto do novo acesso ao aeroporto aprovado e licenciado previa desapropriações e impacto na comunidade do Carianos, próximo à Ressacada. Para evitar a retirada de famílias do bairro, o Governo do Estado optou por um traçado que terá a construção do elevado na altura do estádio às margens do manguezal, sem, contudo, causar danos ao ecossistema. Por causa da mudança, aguarda-se o licenciamento ambiental. Já a nova ponte do Carianos está na fase de desapropriações, com empresa licitada para realizar a obra. Segundo previsão contratual, o novo acesso ao aeroporto estará pronto em junho de 2015.
Informações adicionais:
Rosália Dors Pessato
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 9186-9740