Avaliação do MEC coloca Udesc como quarta melhor estadual do Brasil e 18ª no geral
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) obteve conceito 4 – o máximo é 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior referente a 2012. O dado divulgado nesta sexta-feira, 6, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), classifica a Udesc como a quarta melhor estadual do Brasil.
O reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, comemorou a boa avaliação da universidade, que, entre as estaduais, ficou atrás apenas de instituições do Rio de Janeiro e São Paulo, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“A posição no ranking indica a qualidade das atividades do ensino, pesquisa e extensão, colocando Santa Catarina em destaque nacional”, comemora o reitor.
De acordo com o Inep, a Udesc é a 18ª melhor do Brasil entre 192 avaliadas. O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso no triênio de referência (2010 a 2012) e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.
“Se for considerado apenas o conceito médio da graduação, a Udesc sobe para a oitava posição nacional, mas vale ressaltar que a pós-graduação na instituição ainda é recente, tendo seu primeiro doutor formado em 2011”, diz o pró-reitor de Ensino da Udesc, Luciano Hack.
Um indicador importante para o conceito do IGC é a nota do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Na avaliação de 2012, metade dos cursos da Udesc avaliados atingiu conceito máximo (5). No triênio 2010 a 2012, foram avaliados 28 cursos da instituição catarinense.
{article Thiago Augusto – Udesc}{text}{/article}