Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Avaliação da Capes eleva...

Avaliação da Capes eleva conceito de seis programas de pós-graduação da Udesc

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), divulgou a Avaliação Quadrienal 2017 do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) nesta quarta-feira, 20, com dados obtidos de 2013 a 2016. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi avaliada em 35 programas de pós-graduação, com 47 cursos, sendo 13 doutorados, 24 mestrados acadêmicos e dez mestrados profissionais. A instituição coordena 32 programas (43 cursos) e participa de três (quatro cursos) em parceria com outras organizações.

Conforme os resultados, seis programas da Udesc subiram de conceito. Três deles oferecem mestrados e doutorados acadêmicos (Ciência AnimalEducação e História) e foram de 4 para 5, o que representa um bom desempenho, pois as notas dessa categoria vão de 1 a 7. Os demais aumentos de conceito da universidade foram obtidos por programas que oferecem, por enquanto, apenas o curso de mestrado. Administração (linha profissional) tinha 4 e agora recebeu a nota máxima da categoria, que é 5. Já os programas de Design e de Música foram de 3 para 4.

Mais de 20 notas mantidas

Além disso, 25 programas de pós-graduação da Udesc permaneceram com o conceito da Avaliação Trienal 2013 do SNPG, feito pela Capes entre 2010 e 2012. Na lista dos programas que oferecem mestrados e doutorados acadêmicos (categoria com notas de 1 a 7), foram mantidos os seguintes conceitos:

Os programas que têm apenas mestrado (categoria com notas de 1 a 5) e ficaram no mesmo nível são:

A Udesc também conta com um programa que oferece somente doutorado acadêmico, o de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, que permaneceu com conceito 4 (o máximo é 7). As duas únicas quedas da universidade ocorreram nos programas de Engenharia Elétrica, nas modalidades acadêmico (mestrado e doutorado) e profissional (mestrado), que foram de 4 para 3. Por começarem as atividades em 2017, dois programas da Udesc, com os mestrados profissionais em Design de Vestuário e Moda e em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, estão com a nota inicial da categoria, que é 3.

Resultado provisório

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Antônio Carlos Vargas, diz que o resultado geral da Avaliação Quadrienal 2017 é positivo para a Udesc, com melhora dos cursos, e ressalva que ainda não é possível falar sobre os dois programas que tiveram queda de conceito. “É uma avaliação provisória, ainda tem o período de recurso. Em dezembro, será feita a divulgação da nota final dos cursos”, explica. “Alguns cursos que não subiram podem ainda entrar com recurso e vir a subir e os que desceram também”, disse.

Segundo Vargas, a nova avaliação da Capes possibilitará à Udesc comparar o desempenho dos programas de pós-graduação nos últimos anos e tomar medidas para desenvolver os cursos. “Isso representa muito trabalho a ser feito. Precisamos tomar ações para os próximos quatro anos para melhorar ainda mais”, afirma.

O número de programas de pós-graduação da Udesc cresceu 67% entre 2013 e 2016, indo de 21 para 35. Esse percentual supera a média nacional no mesmo período, que foi de 25%. A criação de novos programas de pós nas áreas em que existem apenas cursos de graduação é uma das ações do projeto Fortalecimento da Articulação do PDI-PPC-PPI, que faz parte do Plano de Gestão 2016-2020 da Udesce busca reforçar o alinhamento estratégico da universidade diante dos desafios do século 21.

O plano de gestão da universidade também prevê a qualificação dos programas, por meio do projeto Udesc no Topo, que atua de forma permanente, planejada e colaborativa para se alcançar a excelência da universidade nos indicadores das avaliações internas e externas.

Produção intelectual

Conforme levantamento da Coordenadoria de Pós-Graduação da Udesc, a universidade tem atualmente 1.696 acadêmicos matriculados na área, com 524 doutorandos e 1.172 mestrandos. A Plataforma Sucupira, da Capes, mostra que os cursos de pós da Udesc chegaram à marca de 6.982 produções intelectuais em 2016, divididas da seguinte maneira: 3.319 bibliográficas, 3.215 técnicas e 448 artísticas. Essas produções resultaram em 68 teses de doutorado, 404 dissertações de mestrado e 1.207 artigos publicados em periódicos.

Novo modelo

As notas da avaliação da Capes, que é feita desde 1976, fundamentam o Conselho Nacional de Educação (CNE) em decisões sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para continuar em funcionamento. A Avaliação Quadrienal 2017 apresentou duas grandes mudanças: o período de avaliação foi estendido de três para quatro anos e os procedimentos de coleta e tratamento de dados foram informatizados com o uso da Plataforma Sucupira a partir de 2014.

A nova avaliação foi realizada por 1.550 consultores, que se reuniram no edifício-sede da Capes, em Brasília, de 3 de julho a 11 de agosto e avaliaram 4.175 programas e 6.303 cursos, sendo 3.398 de mestrado, 2.202 de doutorado e 703 de mestrado profissional.

Como base para essa avaliação, as comissões usaram as informações fornecidas de forma contínua pelos programas na Plataforma Sucupira durante o período avaliado. No início de cada ano, as informações referentes ao ano anterior são chanceladas pelos pró-reitores das universidades. Confira os resultados de todo o País.

{article Rodrigo Brüning Schmitt – Udesc reitoria Laguna Balneário}[text]{/article}