Autorizados projetos na área de segurança alimentar no governo de SC
O Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Jorge Teixeira, assinou na tarde desta quinta-feira, 24, a ordem de serviço para a elaboração de projetos arquitetônicos e complementares para a construção de equipamentos públicos de segurança alimentar. Serão destinados R$ 235 mil para a elaboração dos projetos. As obras integram as ações do Pacto pela Proteção Social e estão previstos R$ 6,9 milhões em investimentos.
Para melhorar a rede de abastecimento, produção e consumo de alimentos serão implantados 10 equipamentos de segurança alimentar em Santa Catarina, sendo: quatro unidades de apoio à distribuição de alimentos; dois bancos de alimentos; três cozinhas comunitárias; e um restaurante popular.
O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Jorge Teixeira, ressalta que estas ações estão relacionadas ao eixo de erradicação da extrema pobreza do Pacto pela Proteção Social. “A secretaria atua para manter o bem-estar físico, mental e social das pessoas. Estas são ações que contribuirão para ampliar a inclusão social, proteger as famílias e promover o acesso à cidadania”, reforça.
O secretário executivo de Políticas Sociais de Combate à Fome da SST, Rodrigo Mello, destaca que esses equipamentos públicos de apoio à produção, abastecimento e consumo de alimentos contribuirão para a redução dos índices de insegurança alimentar da população. “Além disso, promoverão o acesso à alimentação adequada e saudável”, afirma.
Saiba mais:
Restaurante popular: produz e oferece refeições saudáveis com alto valor nutricional a preços acessíveis para pessoas em situação de insegurança alimentar. A previsão é de servir no mínimo mil refeições diárias.
Cozinhas comunitárias: produção de no mínimo 100 refeições saudáveis por dia, gratuitas ou a preços acessíveis para pessoas em vulnerabilidade social.
Bancos de alimentos: recebe alimentos de doações de indústrias, supermercados (produtos inadequados para a venda, mas próprios para o consumo) e de compras da Agricultura Familiar realizadas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Estes alimentos serão distribuídos gratuitamente para entidades assistenciais.
Unidades de apoio à distribuição de alimentos – espaços físicos estruturados e equipados para auxiliar na distribuição dos gêneros alimentícios da agricultura familiar, em especial os adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Municípios contemplados com os equipamentos públicos:
Unidades de apoio à distribuição de alimentos:
Rio do Sul
São Bento do Sul
Guaramirim
Xanxerê
Bancos de alimentos:
Itajaí
Xanxerê
Cozinhas comunitárias:
Itajaí
São Bento do Sul
Xanxerê
Restaurante popular
Xanxerê
>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download
{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}