Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Autorizações para retirada de...

Autorizações para retirada de sementes de milho do Programa Terra-Boa já estão disponíveis para agricultores da região


Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá

Este ano, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca irá subsidiar a aquisição de 220 mil sacos de semente de milho por meio do Programa Terra-Boa, que incentiva o aumento da produção de milho em Santa Catarina. Através do Terra-Boa, o produtor pode escolher entre sementes de médio até de altíssimo valor genético, sendo que cada modalidade cumpre uma relação de troca. As autorizações para retirada já estão disponíveis nos escritórios Municipais da Epagri.

Segundo a gerente de políticas socioeconômicas, rurais e urbanas da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Jane Aparecida Soares de Souza, a informação está sendo repassada a todas as 15 Secretarias de Agriculturas do Extremo-Sul, que serão aliadas para que a informação chegue aos agricultores da Região.

O gerente Regional da Epagri de Araranguá, Reginaldo Ghellere, explica que de posse da autorização, os agricultores podem se dirigir até uma loja agropecuária credenciada e retirar os sacos de sementes, sendo que o máximo é de cinco bolsas por agricultor. Ele cita que os interessados devem procurar a Epagri, especialmente nas segundas-feiras.  

Santa Catarina tem um grande diferencial em relação aos outros estados do país. Com apenas 1,12% do território nacional, o estado é o maior produtor nacional de suínos, o segundo maior produtor de aves e está entre os maiores produtores de leite do Brasil, o que justifica o alto consumo de milho. “Com um espaço territorial limitado, nós temos que investir no aumento de produtividade de milho para dar mais competitividade para nossa produção de carnes”, disse o Secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa.

O Programa Terra-Boa viabiliza ainda a distribuição de calcário, kits forrageira e kits apicultura. Somando um investimento de R$ 50,9 milhões e com o objetivo de atender 70 mil agricultores catarinenses. Desde o início do ano, a distribuição de calcário está superando as expectativas e já chega a 206 mil toneladas entregues a 9.359 produtores no Estado.

{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}