Autorização garante continuidade das obras por toda a SC-290
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) obteve nesta segunda-feira, 3, a autorização de supressão de vegetação da SC-290 (Serra do Faxinal), entre Praia Grande e a divisa com o Rio Grande do Sul. O documento complementa a licença ambiental já concedida à obra, garantindo a continuidade dos trabalhos pelos 15 quilômetros da rodovia, e não apenas nos trechos em que não havia necessidade de corte de árvores, como estava sendo feito até então.
“Concluir a Serra do Faxinal é uma das prioridades do governo Jorginho Mello para impulsionar o turismo na região e aumentar a segurança viária e a mobilidade da população local”, disse o secretário Jerry Comper.
A autorização, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estipula quais espécies vegetais poderão ser removidas nas áreas de preservação permanente (APPs) por onde passa a estrada. Como parte do trajeto se encontra dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – que faz a gestão das unidades de conservação federais – também foi consultado.
Orçada em R$ 67 milhões, a obra inclui terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e iluminação, entre outros serviços. Quando concluída, a expectativa é de que a rodovia incremente o potencial turístico da região dos cânions catarinenses, além de facilitar a ligação entre serra e litoral.