Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Autoridades e cidadãos prestigiam...

Autoridades e cidadãos prestigiam ato inaugural do Governo Moisés e Daniela na Alesc

Foto: Maurício Vieira/Secom 

Autoridades e cidadãos de todas as regiões do Estado compareceram à Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis, nesta terça-feira, 1, para prestigiar a posse de Carlos Moisés da Silva e Daniela Cristina Reinehr como governador e vice-governadora de Santa Catarina para o mandato que vai até 31 de dezembro de 2022. Além de deputados e prefeitos, também acompanharam a sessão solene no Parlamento presidentes de federações e outras instituições da sociedade civil organizada. As galerias do plenário ficaram lotadas e parte do público acompanhou o ato em um telão montado no hall da Alesc.

Coordenador do processo de transição e futuro integrante do secretariado de Moisés, o professor Luiz Felipe Ferreira foi à Alesc logo após o culto ecumênico na Catedral Metropolitana e disse que a posse representa apenas o início de um trabalho. Segundo Ferreira, que assumirá a Controladoria-Geral do Estado assim que o órgão for criado na reforma administrativa, caberá agora ao governo do Estado responder aos anseios da população, expressos na eleição de outubro.

“Esse é o momento em que o governo se apresenta à sociedade. O discurso do governador mostra a que ele veio. É uma missão que nós temos para os próximos quatro anos. O secretariado está montado, é uma equipe técnica que tem muito a contribuir, de acordo com o desejado pelo governador Moisés”, afirmou Ferreira.

Representantes de outros Poderes também prestigiaram a sessão solene, conduzida pelo deputado e presidente da Alesc Silvio Dreveck. O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), desembargador Rodrigo Collaço, afirmou durante a solenidade que espera um mandato com muita harmonia entre os Poderes estabelecidos. Essa impressão foi acentuada pelos encontros que já teve com Moisés ainda no período da transição.

“A mensagem que eu passo ao governador é que todos estamos à disposição para ajudar e dar as condições para que ele faça um grande governo. Queremos que ele possa investir nas áreas que considera mais importante para melhorar a vida dos catarinenses. Nós temos uma tradição de bom relacionamento aqui em Santa Catarina e não há motivo para isso ser quebrado”, disse Collaço.

Uma mensagem semelhante foi dada pelo presidente da seção catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), Rafael Horn. Ele salientou que o governador também é um advogado e deve prezar pelo aumento da eficiência na máquina pública: “A OAB-SC tem uma grande expectativa pelo governo que se inicia. A democracia pressupõe respeito ao resultado das urnas. E a mensagem que foi dada pelos eleitores é no sentido da mudança. Acredito que o governo está fazendo essa leitura”.

No setor produtivo, nomes importantes como Bruno Breithaup (Fecomércio) e Mário Cezar de Aguiar (Fiesc) também fizeram questão de privilegiar a posse do novo governo do Estado. Aguiar lembrou que a indústria está aberta ao diálogo, com o objetivo sempre claro de elevar os patamares socioeconômicos de Santa Catarina. “Nós esperamos que ele tenha um bom governo. O setor produtivo tem pontos importantes para contribuir no plano de governo. O diálogo é muito importante e esperamos que isso surta efeito”, disse o presidente da Fiesc.

Também presente ao evento, o ex-governador Casildo Maldaner lembrou a alta aprovação eleitoral de Moisés, que teve 71% dos votos, e aproveitou para dar um conselho ao novo líder do Estado: “Ele deve procurar implementar os planos que tem para Santa Catarina logo nos primeiros meses. Não deixe para depois. Convém (ao Estado) acertar com a Alesc aquilo que é o melhor para Santa Catarina. Não é um processo fácil, mas precisa ser feito logo”. 

Um dos últimos a conversar com a imprensa antes do início da sessão solene, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, relembrou o caráter de legitimidade que o ato na Alesc passa ao novo governador e disse que a última eleição trouxe como componente fundamental a esperança em dias melhores. 

“A esperança é de um Estado mais eficiente, com uma melhor entrega de serviços. A população espera uma nova maneira de lidar com as prioridades, para garantir qualidade de vida, crescimento e prosperidade”, opinou Araújo Gomes, que acumulará o comando da PM com o cargo de Secretário de Estado da Segurança Pública no primeiro ano do governo de Moisés.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support