Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Autoridades discutem, em São...

Autoridades discutem, em São Lourenço do Oeste, ações para região de fronteira

O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina se reúne na próxima segunda-feira, 19, em São Lourenço do Oeste. Com a presença do secretário de Planejamento, Murilo Flores, o encontro vai discutir a malha rodoviária federal na região da faixa de fronteira, a criação da Frente Parlamentar Mista para o desenvolvimento da faixa de fronteira e o papel da UDESC no desenvolvimento da região de fronteira catarinense. Além disso, será debatida a portaria número 125, de 21 de março de 2014, que estabelece o conceito oficial de cidades-gêmeas, de cidades estrangeiras na linha de fronteira do Brasil.

A reunião será às 9h30 no centro de Eventos de São Lourenço. Sob a coordenação da Secretaria do Planejamento e com o assessoramento técnico do Sebrae-SC, o Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC) foi elaborado por 300 representantes de 60 instituições do setores público e privado, instituições de ensino superior e pesquisa e entidades representativas da sociedade civil organizada.

A Região da Faixa de Fronteira de Santa Catarina compreende:
– 11 Secretarias de Desenvolvimento Regional;
– 85 municípios;
– Área de 21.002 km²;
– 828.368 habitantes (13,26% da população total de Santa Catarina);
– Densidade Demográfica: 39,44 hab/Km²;
– PIB: R$ 17.971.798.000,00 (2010)
– Cidades trigêmeas – cidades fronteiriças vinculadas: Dionísio Cerqueira (SC); Bernardo de Irigoyen (Província de Misiones/Argentina); e Barracão (PR).

Informações adicionais:
Samara Graciolli
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9177-9790