Autoridades discutem em Rio do Sul construção de Penitenciária Regional
Na manhã desta terça-feira, 31, o secretário executivo do Desenvolvimento Regional, Ítalo Goral, participou de audiência na Câmara de Vereadores de Rio do Sul, preparatória à audiência pública a ser realizada, sem data definida, sobre a Segurança Pública em Rio do Sul. Entre os principais assuntos estão a construção de penitenciária regional, o número de efetivos nas polícias Municipal, Militar e Civil, as câmeras de segurança por monitoramento remoto, o novo posto policial (móvel), a segurança em parques municipais e ruas de lazer, e fa iscalização de rodovias estaduais e federal. Estiveram presentes todos os representantes das esferas municipal, estadual e federal de segurança.
O secretário Ítalo informou que a ADR de Rio do Sul já realizou reunião sobre Segurança Pública com vistas à audiência pública, e a construção de penitenciária regional não é prioridade governamental, mas uma necessidade regional e mesmo estadual. Falou que a penitenciária moderna é laboral, de modo que três dias trabalhados dão um dia de desconto na pena a cumprir. Disse também que o Presídio Regional de Serra Canoas, em Rio do Sul, está lotado e este assunto foi abordado com a secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Lucca, e o governador Raimundo Colombo, e ambos vêem a importância de se construir uma penitenciária na região. Ítalo reforçou que a construção de penitenciária regional está incluída no Plano Plurianual de 2018.
O comandante do 13º BPM, ten-cel. Dionísio Tonet disse ser importante que as autoridades troquem informações sobre segurança para motivar ações sociais mais abrangentes que as ações repressivas pontuais. Falou que uma penitenciária traria benefícios à região, e um deles seria o possível aumento de efetivo policial, além da venda de uma série de serviços e mesmo interessante para empresários que queiram participar da parte laboral.
O inspetor da Guarda Municipal, Evandro Rodrigues, citou números atuais da pouca reabilitação de presidiários. O delegado de Polícia Daniel Zucon disse que dar conta em atender oito comarcas com cada vez menos policiais é uma ginástica e uma penitenciária regional é plausível, até porque a proximidade dos familiares dos apenados é fator que inibe a arregimentação realizada pelas facções criminosas.
O policial militar rodoviário estadual Edilson Fonseca, do Posto da PMRv de Aurora, frisou ser importante informar à comunidade sobre os prováveis benefícios que uma penitenciária regional traria, entre aumento de efetivo, venda de serviços e penas laborais, mas há ainda a questão se sua localização, e a melhor opção seria fortalecer o complexo em Serra Canoas em que já estão o Presídio Regional e o Casep.
Informações adicionais para a imprensa
Homero Buzzi
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014 / (47) 8855-3946 / (47) 9905-6336