Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Aumenta desembarque de aço...

Aumenta desembarque de aço no Porto de São Francisco e principal destino são empresas de SC

Foto: Marco Fávero / Secom

O polo siderúrgico do Norte do Estado é o principal destino das cargas de aço que chegam ao Porto de São Francisco do Sul.

Entre janeiro e maio, foram descarregadas 1,4 milhão de toneladas de bobinas, barras e chapas de aço, representando um crescimento de 9% com relação a 2022 (1,3 milhão de toneladas). As grandes empresas de beneficiamento, como ArcelorMittal Vega, recebem o aço e o transformam em peças que são usadas na indústria automotiva, na construção civil e na produção de geladeiras e fogões.

E as fábricas catarinenses são as maiores clientes: das 885 mil toneladas recebidas este ano pela Arcelor, por meio do Porto de São Francisco do Sul, 350 mil toneladas (40%) foram destinadas a empresas do estado. O restante do aço beneficiado pela multinacional foi negociado, principalmente, nos vizinhos Rio Grande do Sul e Paraná, além da região Sudeste do país. O Porto recebe aço do Espírito Santo e também do exterior, principalmente, da China.

“Esses números comprovam que a nossa indústria está crescendo. Entra mais material porque temos mais demanda. E o nosso trabalho é criar um ambiente ainda mais favorável para que as empresas cresçam cada vez mais. Anunciamos nessa semana R$ 220 milhões em obras para ampliar o fornecimento de energia elétrica no setor produtivo. Criamos a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias justamente para olhar com a atenção merecida o nosso setor logístico”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

Foto: Gustavo Rotta/Porto de São Francisco do Sul

Segundo o presidente do Porto, Cleverton Vieira, os municípios localizados num raio de 100 quilômetros de distância do Porto de São Francisco concentram 50% do PIB industrial dos estados de Santa Catarina e do Paraná. O fato torna o Porto uma das principais portas de entrada de matéria-prima para abastecer a indústria metalmecânica do Norte catarinense.

“Assegurar as melhores condições para a recepção e o transporte dos insumos até as indústrias é um compromisso do governador Jorginho, sendo uma das principais metas do Porto”, garante Vieira, acrescentando que a eficiência da cadeia logística é um elemento essencial para que a produção industrial catarinense continue sendo referência no segmento.

Foto: Gustavo Rotta/Porto de São Francisco do Sul

Dados gerais do Porto de São Francisco

– 3º melhor porto em desempenho do Brasil em 2023.

– 5º lugar no ranking ambiental entre os 35 portos públicos brasileiros.

– 9º maior porto do Brasil em movimentação de carga geral.

– Maior extensão de cais entre os portos catarinenses (1,5 km), dividido em sete berços de atracação.

Assessoria de Comunicação do Porto de São Francisco do Sul
Billy Culleton | billy@portodesaofranciscodosul.com.br
(48) 99968-3091

Avatar
Escrito por:

ASCOM | PSFS

Assessoria de imprensa do Porto de São Francisco do Sul

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support