Aulas de reforço em matemática e português começam na próxima segunda na rede estadual de Educação
As aulas do Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem na Educação Básica (PENOA), criado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), vão começar na próxima segunda-feira, 5, nas escolas da rede estadual de ensino. Cerca de 24.740 estudantes serão beneficiados com o reforço escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
O PENOA atenderá alunos do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º do Ensino Médio que apresentarem lacunas de conhecimento no processo de leitura, de produção textual oral e escrita e de cálculo. O objetivo é garantir que o aluno consiga superar a defasagem de conteúdo apresentado em Língua Portuguesa e Matemática. As aulas serão oferecidas no contraturno, duas vezes por semana.
Os mil docentes que irão ministrar as aulas de reforço receberam capacitação ao longo do ano passado. Nas atividades desenvolvidas com os alunos, os professores trabalharão a compreensão e interpretação de textos, produção de escritas, leituras e momentos de discussões com registros escritos e desenvolvimento de habilidades e estratégias mentais relacionadas ao cálculo no processo pedagógico (foco na adição/multiplicação e subtração/divisão).
Segundo a diretora de Educação Básica e Profissional da SED, Marilene Pacheco, o trabalho pedagógico do PENOA terá por base a Proposta Curricular de Santa Catariana e o currículo descrito no documento “Orientação Curricular com foco no que ensinar: Conceitos e Conteúdos para a Educação Básica-2011”
“A recuperação é um dos aspectos da aprendizagem no qual o aluno, com aproveitamento insuficiente, dispõe de condições que lhe possibilitem aprender conteúdos básicos. Este programa possibilitará êxito na aprendizagem”, destaca Marilene.
{article Beatriz Menezes dos Santos}{text}{/article}