Aulas de língua inglesa de escola de Turvo estimulam a criatividade
Foto: Leneza Della Krás/ADR Araranguá
As aulas de língua inglesa na EEB Jorge Schutz, de Turvo, da área de abrangência da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, são diferenciadas. Segundo a professora Hortência Gomes, inovar é um diferencial na disciplina.
A professora destaca que o livro didático, apesar de útil, traz em seus capítulos informações tantas vezes complicadas e cansativas. “Desta forma, é preciso absorver as informações e transformá-las em algo atrativo aos olhos, despertando a curiosidade e criatividade dos alunos”, disse.
Estimulando o interesse por conhecer as palavras da língua inglesa e a partir da vontade de diminuir o estoque de livros abandonados em cada residência, trazendo utilidade aos mesmos, várias ideias foram colocadas em prática nas aulas. “Usamos livros que estavam sem uso, e os alunos, com muito talento, os recriaram, dando a eles uma nova capa, um novo conteúdo, uma nova intertextualidade”, explicou.
Além de livros, foram reciclados CDs, que com muita criatividade foram transformados em verdadeiras obras de arte. Entre os temas usados de inspiração estavam seasons of the year (estações do ano), holidays (feriados), datas como Valentine’s Day (Dia dos Namorados), movies (filmes), foods (alimentos), entre outros.
Em algumas turmas, foram criadas ainda maquetes a partir de histórias de livros e filmes, representando o mundo da fantasia e do cinema, estimulando a língua inglesa. O resultado foi aprovado pelas turmas. “Cada aluno desenvolveu seu trabalho com criatividade, originalidade e prazer. As letrinhas tão complicadas de uma língua estranha viraram sonhos, ideais e sorrisos. Fazer gostar da disciplina de língua inglesa é um desafio, e, portanto, é preciso ir além”, comemora a professora.
{article Leneza Possamai Della Krás – ADR Araranguá}[text]{/article}