Aula Inaugural marca terceira edição do Curso de Olericultura em São Joaquim

Nesta segunda-feira, 9, foi realizada a Aula Inaugural do terceiro curso de Gestão, Liderança e Empreendedorismo para jovens rurais, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Epagri, das regiões de São Joaquim e Lages. O evento foi realizado no Centro de Treinamento de São Joaquim, Cetrejo, e contou com a presença dos gerentes regionais de São Joaquim, Názaro Vieira Lima e de Lages, Olmar Neuwald, da secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, colaboradores da Epagri dos municípios envolvidos, pais e alunos.
O curso envolve 34 alunos, de 10 municípios: São Joaquim, Urubici, Bom Retiro, Lages, Otacílio Costa, Cerro Negro, Campo Belo do Sil, Painel, São José do Cerrito e Palmeira. Na terceira edição do curso será voltado para a olericultura. A olericultura é a área da horticultura, que abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas.
Com a previsão de nove alternâncias, que são encontros mensais de 24 horas/aula cada, serão abordados temas como liderança, empreendedorismo, inclusão digital, práticas integradoras de lazer e autoconhecimento; novas oportunidades econômicas e ambientais, voltadas ao emprego, à renda e a produção agrícola e ainda a gestão de negócios, da propriedade e do ambiente, considerando as potencialidades regionais.
A extensionista da Epagri, Lilian Maria Sbecke, explica que durante as alternâncias, os jovens recebem a alimentação e a hospedagem no Centro de Treinamento da Epagri de São Joaquim, custeadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, com recursos do Programa SC Rural. O transporte intermunicipal é viabilizado pelas prefeituras.
A secretária de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani destacou a iniciativa do Programa SC Rural de investir na formação dos futuros empreendedores e sucessores das propriedades rurais. “Nós temos muitos potenciais na nossa região e precisamos de vocês, que são jovens, para desenvolvermos nossas potencialidades”, afirmou a secretária.
O gerente regional da Epagri, Názaro Vieira Lima ressaltou que o curso visa transformar os jovens em futuros líderes. “Mas antes de tudo, acredito que aqui começa a construção de relacionamento e de troca de experiências, fundamentais para que nossos jovens permaneçam no campo e que possamos continuar desenvolvendo a agricultura”, apontou o gerente.
Esta é a terceira turma no curso de Gestão, Liderança e Empreendedorismo. Em setembro de 2013, a capacitação foi voltada para a fruticultura de clima temperado, em especial a cultura da maçã. Em 2014, o curso focou na pecuária de leite e desta vez o enfoque será a olericultura.
{article Elenise Melo Nunes – SDR São Joaquim – Assinatura}{text}{/article}