Audiência pública para melhoramento fluvial do Itajaí-Mirim ocorre na quarta-feira
Será realizada na Câmara de Vereadores de Itajaí, na quarta-feira, 1º de abril, a audiência pública para o licenciamento ambiental do melhoramento do rio Itajaí-Mirim. O ato público ocorre às 19h e será presidido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma).
A audiência pública terá a presença de técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina e engenheiros do consórcio que elaboraram os estudos. Eles vão apresentar os projetos e sanar dúvidas que possam surgir sobre a execução dos serviços no perímetro do melhoramento.
Obra prevista
Para o melhoramento do rio Itajaí-Mirim, as empresas de engenharia do Consórcio Itajaí Mirim foram a campo, para detectar todas as possibilidades de ações de mitigação. O melhor caminho foi adotado para execução do projeto. As obras serão realizadas nos canais retificado e antigo. Também estão previstas duas comportas de regulação, que devem controlar a vazão da água para a Foz do Itajaí.
De acordo com o secretário adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, a obra já foi orçada. “A previsão é que sejam investidos cerca de R$ 250 mil”, destacou. Ele ainda salientou que no orçamento não está especificado o valor que será aplicado em desapropriações. Os recursos são provenientes de parcerias entre Estado e União.
Na última quarta-feira, 25, foi realizada a audiência pública para tratar do licenciamento ambiental da Barragem de Botuverá. Cerca de 200 pessoas participaram da reunião e conheceram os projetos para a construção da estrutura. A Barragem de Botuverá deve custar aos cofres públicos cerca de R$ 85 milhões. Os recursos são de financiamento do Banco do Brasil. A obra é uma parceria, entre Defesa Civil de Santa Catarina e Governo Federal.
Informações adicionais para a imprensa
Paulo Cesar Santos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Fone: (48) 3664-7009 / 9185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br