Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Audiência pública discute impacto...

Audiência pública discute impacto ambiental da construção da linha de transmissão no Oeste

A Fundação de Amparo a Tecnologia e Meio Ambiente (FATMA) realiza hoje, às 19h, na Câmara de Vereadores de Concórdia, audiência pública para a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) referente à construção de linha de transmissão de energia elétrica entre a subestação da Celesc em Ponte Serrada e a nova subestação que está sendo construída pela Empresa no bairro São Cristóvão, em Concórdia.

A LT Ponte Serrada – Concórdia II terá uma extensão de 34,6 quilômetros e passará pela área rural dos municípios de Ponte Serrada, Irani e Concórdia, todos beneficiados pelo empreendimento. Ela deve ser concluída em cerca de 10 meses após a liberação pela FATMA e faz parte de um grande pacote de obras que está sendo viabilizado pela Celesc na região de Concórdia.

As obras previstas representam investimento de R$ 30 milhões e incluem a construção da nova subestação no bairro São Cristóvão e de duas linhas de transmissão para conexão da nova subestação ao sistema existente, que permitirá oferecer um novo ponto de suprimento do sistema elétrico local e garantir mais confiabilidade ao atendimento.

O sistema também ficará mais robusto: a tensão atual da malha elétrica na região de Concórdia opera em tensão de 69 quilovolts (kV), ou 69.000 Volts. As novas instalações operarão em 138 kV ou 138.000 Volts, com efeitos positivos para todos as áreas atendidas pelas SEs Concórdia, Faxinal dos Guedes, Seara, Ipumirim e Arabutã.

Como estão as obras

A nova subestação do bairro São Cristóvão já está em andamento: a terraplanagem do terreno teve início em junho e a previsão de entrega é abril de 2015. Para conexão da nova SE à subestação Concórdia, a Linha já tem faixa liberada, enquanto é dado andamento ao processo de licenciamento ambiental da LT entre a SE Concórdia São Cristóvão e a SE Ponte Serrada em discussão hoje na Audiência Pública.

Além dos clientes residenciais, industriais, comerciais e rurais da abrangência da região de Concórdia, as obras trarão maior capacidade para fornecer energia em Peritiba, Alto Bela Vista, Presidente Castelo Branco e parte de Jaborá. A região é forte em diversas atividades. Ponte Serrada destaca-se na produção de erva-mate; Irani, na fruticultura; Concórdia, na indústria, comércio e agronegócio.

O RIMA do empreendimento está à disposição no site da Fundação do Meio Ambiente (Fatma): www.fatma.sc.gov.br e também na Biblioteca da Fundação, em Florianópolis, nas prefeituras de Irani e de Ponte Serrada.

Para participar:

O quê: Audiência pública RIMA LT Ponte Serrada – Concórdia São Cristóvão
Quando: nesta terça-feira, 12 de agosto, às 19h
Onde: Câmara de Vereadores de Concórdia

{article Ricardo Hecker Luz}{text}{/article}