Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Infraestrutura
  4. /
  5. Audiência Pública apresenta modelo...

Audiência Pública apresenta modelo de concessão do Transporte Público Integrado da Grande Florianópolis

Uma audiência pública aberta à comunidade apresentou o projeto de concessão do Transporte Público Coletivo Integrado da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF), na tarde desta quarta-feira, 7, em Florianópolis. O evento, promovido pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, foi transmitido ao vivo pelo canal do Governo do Estado no Yutube.

O projeto de concessão vem sendo elaborado desde 2016 e tem base no Plano de Mobilidade da Grande Florianópolis. A ideia é que uma única empresa passe a operar o transporte intermunicipal na região, com passagens integradas por meio de bilhetagem eletrônica e outras mudanças significativas aos usuários. Entre elas, a alteração de linhas – para que, por exemplo, um passageiro que queira se deslocar de um município a outro na região continental não precise se deslocar antes a um terminal na Ilha de Santa Catarina.

“Estamos dando seguimento a um projeto de Estado, que vai impactar diretamente na rotina dos catarinenses que vivem na região. É mais uma demanda histórica dos catarinenses que está sendo atendida. Vamos deixar tudo pronto para a tão esperada concessão, baseada em estudos sólidos, consistentes”, avalia o superintendente-chefe da Suderf e secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

Etapa obrigatória do processo de licitação, o evento contou com a presença do coordenador e pesquisador do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC, professor doutor Bernardo Meyer; do vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, representando a Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis); e do coordenador do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis, Marius Bagnati.

“Este projeto, que foi subsidiado também por estudos realizados pela UFSC, vai permitir avanços importantes, como a maior capilaridade e qualidade do serviço”, destaca Meyer.

Próximos passos

Os documentos referentes à concessão ficarão disponíveis para consulta pública no site https://especial.sc.gov.br/ppi do dia 7 de dezembro de 2022 ao dia 13 de janeiro de 2023.

Passada a audiência e o prazo da consulta, o material é encaminhado à análise do Tribunal de Contas de SC (TCE) e, posteriormente, o processo licitatório para a concessão poderá ser iniciado. A empresa vencedora terá 15 anos para explorar o serviço.

Curiosidades sobre o novo modelo

. A empresa vencedora terá o compromisso em renovar a frota a pelo menos cada 10 anos
. Todos os ônibus serão acessíveis a pessoas com deficiência
. Essa é a primeira fase da reestruturação do sistema de transporte e de mobilidade da RMF, que contará com novas infraestruturas e opções de modais em uma segunda etapa
. Transporte integrado (pelo tempo de duas horas)

Municípios impactados

. Águas Mornas
. Antônio Carlos
. Biguaçu
. Governador Celso Ramos
. Palhoça
. São José
. Santo Amaro da Imperatriz
. São Pedro de Alcântara
. Florianópolis

Saiba mais

O quê: Consulta pública de documentos para concessão do Transporte Público Coletivo Integrado da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (RMF)
Quando: 7 de dezembro de 2022 a 13 de janeiro de 2023
Onde: no site https://especial.sc.gov.br/ppi do dia 7 de dezembro de 2022 ao dia 13 de janeiro de 2023

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support