Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Atuação da PGE/SC comprova...

Atuação da PGE/SC comprova sucessão empresarial fraudulenta e garante o pagamento de mais de R$ 15 milhões em dívidas

O Núcleo de Ações Fiscais Estratégicas (Nafe) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) desmascarou uma empresa do ramo plástico do Vale do Itajaí que fez uma sucessão fraudulenta para deixar de pagar mais de R$15 milhões aos cofres públicos. A investigação consta em processo de execução fiscal julgado favoravelmente ao Estado pela Unidade Regional de Execuções Fiscais Municipais e Estaduais da Comarca da Capital.

A empresa atuou, segundo os procuradores do Estado, para dificultar a identificação de patrimônio e a recuperação dos recursos. O negócio é considerado um dos maiores devedores catarinenses da região onde está sediado.

Segundo o procurador do Estado Marcos Faria, o grupo promoveu uma sucessão irregular abrindo uma nova empresa, sem dívidas, porém mantendo a antiga, endividada, faturando artificialmente e em novo endereço, a fim de dificultar a responsabilização da empresa sucessora.

Na decisão publicada no último dia 14, a juíza Alexandra Lorenzi da Silva, da Unidade Regional de Execuções Fiscais, atendeu ao pedido do Estado. Ela reconheceu a responsabilidade tributária dos sócios com poderes de gerência na época da dissolução de fato e a sucessão irregular.
Atuaram no caso os procuradores do Estado Marcos Rafael Bristot de Faria e Francisco Guardini Nogueira.

Repórter: Felipe Reis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support