Atletas trouxeram nove medalhas dos Parajesc e Jesc para municípios da Regional de Jaraguá do Sul
Ao todo, foram nove medalhas nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) nas modalidades de atletismo e mais quatro medalhas dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), 12 a 14 anos, na modalidade de judô. Todas conquistadas pelos atletas representantes de municípios de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul. O evento aconteceu em Mafra, entre os dias 11 e 12 de agosto, com mais de 1,1 mil competidores. Foi disputado também o tênis de mesa.
Na competição dos Parajesc, três estudantes da regional garantiram cinco medalhas de ouro, três medalhas de prata e uma de bronze, somando, ao todo, nove medalhas. Representando a Apae de Jaraguá do Sul, Maria Clara de Souza Lopes, deficiente intelectual e física, alcançou o topo do pódio três vezes, com ouro nas disputas dos 100m rasos, 200m rasos e lançamento de pelota. Outra a subir no pódio três vezes, também pela Apae de Jaraguá do Sul, foi a atleta Clarice Cristine Pommerening, deficiente intelectual, que conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze, nas disputas do salto em distância, 400m rasos e 100m rasos, respectivamente. E no masculino, o estudante da escola municipal Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba, Eduardo Waltrich, conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata na final dos Parajesc. As medalhas de ouro vieram nas modalidades de lançamento de pelota e no arremesso de peso, e de prata vieram nos 100m rasos.
Já na competição de judô dos Jesc, quatro atletas conquistaram quatro medalhas – duas de prata e duas de bronze. Dois dos medalhistas estudam na escola municipal Albano Kanzler, em Jaraguá do Sul. Gabriella Bini Prada obteve a medalha de prata na categoria -48kg, e Regis Griebeler, bronze na categoria -58kg. As esportistas Renata Silva, da Escola Estadual Alfredo Zimmermann, de Guaramirim, foi prata na categoria +64kg, e Heloisa Persiske, da escola municipal Padre Mathias Maria Stein, de Guaramirim, conquistou o bronze na categoria -58kg. A competição de judô ocorreu no ginásio Wilson Buch.
Os primeiros colocados nos Jesc se classificam para a etapa nacional, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que ocorrem em Curitiba, de 12 a 21 de setembro. A classificação para as Paralimpíadas Escolares Nacionais acontece por índice. São 24 vagas, divididas por categorias (A e B) e gêneros (masculino e feminino), para o atletismo, e oito para o tênis de mesa, divididas nas deficiências física e intelectual, gênero e categoria
Jesc e Parajesc são eventos do Governo de Santa Catarina, promovidos pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e a Secretaria de Estado da Educação (SED), com apoio das ADRs.
{article Ana Cenatti – ADR Jaraguá do Sul}[text]{/article}