Atletas de badminton da Udesc Ibirama conquistam nove medalhas em etapa do campeonato estadual
A equipe de badminton do projeto de extensão do Centro de Educação do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, obteve nove medalhas em diversas categorias durante participação da segunda etapa do campeonato estadual da modalidade, realizado na semana passada, na cidade de União do Oeste.
A competição reuniu 125 atletas de todo o Estado. A participação da Udesc Ibirama contou com 23 atletas e recebeu apoio da Comissão Municipal de Esportes (CME), da prefeitura.
As medalhas foram conquistas pelos seguintes atletas
- Dupla masculina principal: Thiago Guilherme da Silva e Edmilson Kaestner (segundo lugar) e Pablo Schoeffel e Werner Dorow (terceiro lugar);
- Dupla masculina sub15: Mateus Gorges Possamai e Ramon Maiberg (terceiro lugar);
- Dupla mista B: Marisa Aparecida Seifert e Hilton Fernandes (terceiro lugar);
- Dupla mista sub11: Natalya Geisler Treitinger e Nicolas Telis de Souza Dias (terceiro lugar);
- Dupla mista sub17: Marcelo Augusto Sardagna e Gabriela Creutzberg (segundo lugar);
- Simples feminina sub11: Natalya Geisler Treitinger (segundo lugar);
- Simples feminina sub15: Ana Júlia Seifert (terceiro lugar);
- Simples feminina sub17: Gabriela Creutzberg (segundo lugar).
O projeto
Os professores Pablo Schoeffel e Osvaldo André Furlaneto Rodrigues, da Udesc Ibirama são os principais incentivadores da prática da modalidade na cidade. A ação integra o projeto de extensão Treinamento e Prática de Badminton com a Comunidade.
Criado no segundo semestre de 2011, o projeto conseguiu despertar na comunidade de nove municípios da região o gosto e o interesse pela prática do esporte, que integra os Jogos Olímpicos desde 1992. O trabalho, o único desenvolvido por uma universidade em SC, contribuiu ainda para incluir o badminton nas aulas de Educação Física das escolas.
A prática da modalidade é realizada sempre às quartas e sextas-feiras, a partir das 17h15, na Escola Municipal Christa Sedlacek, em Ibirama.
Sobre o badminton
Criado pelos hindus no século 13, o badminton é um esporte de raquetes jogado com uma pequena peteca em quadras divididas por uma rede de 1,55 metro de altura. O objetivo do jogo é fazer a peteca tocar na quadra adversária. Dessa forma, o atleta ou a dupla marcam um ponto no placar. Quem deixar a volante cair dentro do seu lado da quadra ou jogá-la para fora perde a jogada.
Os pontos são corridos e, para finalizar o set, é necessário abrir uma diferença de dois pontos do adversário. O primeiro jogador que atingir 21 pontos ganha o jogo. Hoje há 153 países filiados à Federação Internacional de Badminton (BWF), e a modalidade é a segunda mais praticada no mundo, perdendo apenas para o futebol.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143