Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Atlas Geográfico de SC...

Atlas Geográfico de SC será lançado nesta terça-feira

A Secretaria de Estado do Planejamento lança nesta terça-feira, 24/9, o fascículo 1 do Atlas Geográfico de Santa Catarina. A solenidade ocorrerá às 11h30, no hall do Teatro Pedro Ivo, com a presença do governador João Raimundo Colombo, do secretário de Planejamento, Murilo Flores, da secretária-adjunta da Educação, Elza Moretto, e do reitor da UDESC, Antonio Heronaldo de Sousa.

Diferente das edições de 1958, 1986 e 1991, o Atlas será publicado em capítulos avulsos para facilitar o manuseio e a atualização dos dados. O primeiro fascículo da obra intitulado Estado e Território trata da evolução da divisão político administrativa de Santa Catarina ilustrada com mapas da origem dos municípios catarinenses desde 1728, os limites geográficos e símbolos oficiais. 

O secretário de Planejamento, Murilo Flores, comenta: “Além dos mapas, a análise do território contribui para a compreensão acerca do modelo de desenvolvimento instituído desde a formação das regiões catarinenses e como ocorreu o processo de ocupação. O Atlas é essencial para o uso pedagógico, por isso, será distribuída às bibliotecas da rede pública de ensino”. Está prevista a impressão de cinco mil exemplares. 

O Atlas traz o mapa político do Estado atualizado com os dois últimos municípios instalados em janeiro de 2013, Balneário Rincão e Pescaria Brava, na região sul, além de dados históricos. Há relatos de fatos pouco conhecidos pelos catarinenses, como a criação do Território do Iguaçu em 1943 quando SC perdeu parte da região oeste para que o governo federal protegesse a soberania nacional. 

A obra organizada pela professora Isa de Oliveira Rocha com cooperação técnica da UDESC e apoio da Diretoria de Estatística e Cartografia da Secretaria de Estado do Planejamento, tem como base a dissertação do geógrafo Fernando João da Silva defendida no Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado. 

Isa adianta que até o final do ano o capítulo 2, que trata do quadro natural do Estado, estará pronto para impressão. Os próximos fascículos abordarão características demográficas, econômicas, sócioespaciais e de gestão do meio ambiente. “O Atlas, além de ser fonte de dados e informações de fácil visualização para empresas, estudantes, professores, órgãos públicos, é um meio primoroso de ampliar o conhecimento sobre o Estado”, completa.

 Informações adicionais:
Rosália Dors Pessato
Secretaria de Estado do Planejamento
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Telefone: (48) 9186-9740


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support