Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Atividades marcam Dia Mundial...

Atividades marcam Dia Mundial da Saúde na região de São Joaquim

Nesta quinta-feira, 7, são realizadas diversas atividades que marcam o Dia Mundial da Saúde nos municípios abrangido pela Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim. A mobilização estadual, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, gerências Regionais de Saúde e prefeituras, tem como tema “Vida Saudável” e seu objetivo é difundir a promoção da saúde e incentivar os cuidados e estilos de vida saudáveis.

Em São Joaquim, uma parceria entre Sesc, regional de Saúde e prefeitura, oferece diversos serviços no Ginásio de Esportes Juraci Santos durante todo o dia. Entre as atividades desenvolvidas, estão aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação sobre a importância de alimentação, hábitos saudáveis e higiene bucal.

atividades marcam dia mundial da saude na regiao de sao joaquim  20160407 1184400547

Também são realizadas atividades educativas mostrando o teor de sódio nos alimentos industrializados, os malefícios para a saúde da excessiva ingestão de sal e as alternativas para substituir esse ingrediente por temperos verdes. Além disso, a Epagri participa com uma exposição sobre os produtos orgânicos produzidos no município. Ivonete Carvalho é uma das cidadãs que participou das ações. “Nunca tinha participado de um evento como esse. É rápido e simples, onde aprendi muito e vou levar para casa esse conhecimento”, afirmou.

Os municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema e Urubici também aderiram à mobilização e oferecem os serviços às comunidades locais.

Santa Catarina é o estado com a maior expectativa de vida do país (78,1 anos) – 3,2 anos acima da média nacional, que é de 74,9 anos. A expectativa de vida entre as mulheres é de 81,4 anos e para os homens é de 74,7 anos.

Nas políticas públicas de saúde, Santa Catarina destaca-se pela cobertura populacional de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com abrangência de 80%, e de Atenção Básica, com 87%. Isso tem relação ao maior acesso aos serviços e também às ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

{article Elenise Melo Nunes – ADR São Joaquim – Assinatura}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support