Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Atividades marcam Dia Mundial...

Atividades marcam Dia Mundial da Saúde na região de São Joaquim

Nesta quinta-feira, 7, são realizadas diversas atividades que marcam o Dia Mundial da Saúde nos municípios abrangido pela Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim. A mobilização estadual, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, gerências Regionais de Saúde e prefeituras, tem como tema “Vida Saudável” e seu objetivo é difundir a promoção da saúde e incentivar os cuidados e estilos de vida saudáveis.

Em São Joaquim, uma parceria entre Sesc, regional de Saúde e prefeitura, oferece diversos serviços no Ginásio de Esportes Juraci Santos durante todo o dia. Entre as atividades desenvolvidas, estão aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação sobre a importância de alimentação, hábitos saudáveis e higiene bucal.

atividades marcam dia mundial da saude na regiao de sao joaquim  20160407 1184400547

Também são realizadas atividades educativas mostrando o teor de sódio nos alimentos industrializados, os malefícios para a saúde da excessiva ingestão de sal e as alternativas para substituir esse ingrediente por temperos verdes. Além disso, a Epagri participa com uma exposição sobre os produtos orgânicos produzidos no município. Ivonete Carvalho é uma das cidadãs que participou das ações. “Nunca tinha participado de um evento como esse. É rápido e simples, onde aprendi muito e vou levar para casa esse conhecimento”, afirmou.

Os municípios de Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Rio Rufino, Urupema e Urubici também aderiram à mobilização e oferecem os serviços às comunidades locais.

Santa Catarina é o estado com a maior expectativa de vida do país (78,1 anos) – 3,2 anos acima da média nacional, que é de 74,9 anos. A expectativa de vida entre as mulheres é de 81,4 anos e para os homens é de 74,7 anos.

Nas políticas públicas de saúde, Santa Catarina destaca-se pela cobertura populacional de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com abrangência de 80%, e de Atenção Básica, com 87%. Isso tem relação ao maior acesso aos serviços e também às ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

{article Elenise Melo Nunes – ADR São Joaquim – Assinatura}{text}{/article}