Atividade realizada em escola de São Lourenço tem uma maneira lúdica e saborosa de aprender sobre a Tabela Periódica
Para transformar a aula de Química, em especial a Tabela Periódica, mais atrativa para os alunos do 1º ano do Ensino Inovador da Escola de Educação Básica Sóror Angélica, a professora Sandra Poletti propôs na última semana, uma atividade diferenciada, de forma lúdica e comestível.
Sob a supervisão da professora, os estudantes fizeram 118 cupcakes e decoraram com pasta americana colorida para melhor identificação e separação dos grupos e famílias dos elementos químicos da tabela. A técnica facilita o aprendizado e torna a aula divertida.
A professora explica que se trata de uma estratégia que encontrou para desmistificar que a Química é uma ciência “carrancuda” como é conhecida, e provar que o aprendizado da disciplina pode ser fácil e divertido.
Sandra diz que os alunos foram muito bem receptivos com a atividade, já que saíram de um modelo padrão de aprendizado colocando literalmente a mão na massa.
SAIBA MAIS
Na química, os elementos estão dispostos em uma tabela, os critérios usados para organizar os elementos foram estabelecidos com o decorrer do tempo. Um importante passo foi dado no ano de 1869, através do professor da Universidade de São Petersburgo (Rússia), Dimitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907), que organizou a tabela em função da massa atômica de seus elementos, estabelecendo assim as famílias e grupos. Lembrando que na época apenas 63 elementos eram conhecidos.
O trabalho desse cientista foi muito importante, a prova disso é que a base da classificação periódica atual é a tabela de Mendeleev, com a diferença de que as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com os pesos atômicos, como era a classificação feita pelo cientista.
A Tabela Periódica atual é formada por 118 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período, e em 18 famílias ou grupos. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons.
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273