Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Atividade de conscientização reúne...

Atividade de conscientização reúne crianças na Semana da Água em Florianópolis

Fotos: Divulgação / Casan

Como parte das ações de conscientização da semana mundial da água, um encontro interativo ocorreu nesta terça-feira, 19, entre crianças dos projetos Bairro Educador do Monte Verde e do Campeche. A reunião foi na sede do Monte Verde com estudantes de 7 a 12 anos. A ação foi coordenada pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e fez parte do projeto socioambiental das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do Saco Grande.

As crianças das duas sedes participaram de atividades de educação, artes, dança e esporte. A Companhia foi convidada a participar com uma oficina sobre saneamento para conscientização da importância da redução do descarte de lixo e o tratamento de efluentes sanitários para a preservação do meio ambiente. Os educadores ambientais utilizaram uma maquete para mostrar o funcionamento de um sistema de esgotamento sanitário, desde a coleta de efluentes domésticos até a sua depuração nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

As crianças também realizaram um mutirão de limpeza na região do Conselho Comunitário do Monte Verde. O descarte incorreto de resíduos sólidos, assim como o despejo irregular de esgoto na rede pluvial, é a principal causa de poluição dos oceanos.

Semana da água

Durante toda a semana, os educadores do programa socioambiental das obras de implantação do SES Saco Grande vão realizar atividades de conscientização sobre a importância da água e da preservação dos recursos hídricos para manutenção da vida e equilíbrio ambiental do planeta.

Na quinta, 21, será realizada palestra sobre água e esgoto com alunos do 1° ano do ensino médio da EEB Professora Laura Lima, no Monte Verde. Já na sexta-feira, 22, quando se comemora o Dia Mundial da Água, será montada uma tenda próxima à praça do João Paulo para divulgação das obras de implantação de infraestrutura sanitária na região e a importância da coleta e tratamento de esgoto para a preservação do meio ambiente.

As obras de implantação da infraestrutura sanitária na região têm investimento de R$129,6 milhões com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support