Ativado 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Xanxerê
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina conta com mais um batalhão. Trata-se do 14º Batalhão localizado em Xanxerê. A ativação aconteceu durante a tarde desta quinta-feira, 3, em solenidade com a presença do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Onir Mocelin. O objetivo da ativação é de incrementar a qualidade dos serviços prestados a sociedade residente na região do Alto Irani e Noroeste Catarinense, proporcionando a atenção e representatividade a que lhe conferem.
Com a mudança de Companhia para Batalhão, passam a compor a nova jurisdição os quartéis de Xanxerê (sede), São Lourenço do Oeste, Xaxim, Campo Erê, São Domingos, Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes e Ponte Serrada, totalizando o atendimento a 31 municípios onde serão desenvolvidas atividades operacionais e preventivas.
O comandante geral destacou que a partir de agora, Xanxerê passará a ter ligação direta com Florianópolis e com o Comando Geral, sem a necessidade de repassar as demandas a Chapecó. “Além disso, de dois oficiais que havia até hoje, já são seis e teremos mais alguns no ano que vem para atender a demanda”, explica Mocelin.
Com a ativação do Batalhão, também aconteceu a assunção de comando. Enquanto 4ª Companhia de Bombeiros Militar de Xanxerê, o comando da corporação era do Major Walter Parizotto que agora passa ao subcomando do Batalhão. O Tenente Coronel Luiz Carlos Balsan passa a ser o Comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar.
O secretário de Desenvolvimento Regional, Ivan Marques, falou sobre a importância deste momento e do trabalho que o Corpo de Bombeiros de Xanxerê desenvolve. “É um motivo de orgulho a ativação do Batalhão. O trabalho desenvolvido pela então Companhia sempre foi exemplar. Xanxerê é referência no trabalho com cães. Esta conquista vem para engrandecer ainda mais o trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelo major Parizotto. Ao tenente coronel Balsan, novo comandante, nós desejamos boas vindas e muito sucesso nesta nova caminhada”, disse.
Novos Cabos
A solenidade também contou com a promoção de praças por ato de bravura. Os soldados Felipe Santiago Amaro Correa e Jacques Douglas Romão, receberam do comandante geral e dos seus familiares, as dividas de cabo. O ato de bravura foi praticado no dia 2 de abril deste ano, quando o município de Xanxerê foi acometido pela passagem de um tornado e que resultou no colapso da obra de um supermercado. O trabalhador Claudemir Machado, que ficou preso embaixo dos escombros, foi resgatado pelos dois soldados que entraram nos escombros mesmo sem equipamentos adequados e de proteção.
O coronel Onir Mocelin, parabenizou os novos cabos e disse que colocaram em risco a sua vida, fazendo jus ao juramento.
Certificação Internacional de Cães de Resgate
Xanxerê será sede nos dias 4, 5 e 6 de dezembro da prova de certificação de cães de resgate, contemplando 17 provas. As provas envolvem cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa aCatarina, Mato Grosso e Paraná e ainda da Provincia de Mendoza na Argentina.
A prova será certificada pela Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO), que tem sede em Salsburg, na Áustria. A instituição é parceria da Organização das Nações Unidas para a construção das diretivas de certificação internacional de cães de resgate. A IRO conta com 116 organizações filiadas em 41 países e está presente em todos os continentes. No Brasil, a única organização filiadas é o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Durante as solenidades, também foi realizada a abertura da certificação. O vice-presidente da IRO, Detlef Kuhn, participou da abertura.
{article Janaína Mônica Mônego – SDR Xanxerê}{text}{/article}