Deinfra altera projeto de reestruturação da SC-355, entre Videira e Fraiburgo
Cerca de 60 pessoas, entre empresários, comerciantes e vereadores, participaram de uma reunião com engenheiros e fiscais da obra de reestruturação da SC-355, trecho entre Videira e Fraiburgo, na tarde desta terça-feira, 22. O encontro foi promovido em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Videira e o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e teve como objetivo de discutir algumas mudanças a serem feitas no novo projeto da rodovia. Também estavam presentes no encontro o secretário regional, Evandro Colle, e o prefeito de Videira, Wilmar Carelli.
De acordo com o fiscal responsável pela obra, o engenheiro do Deinfra, Euclides Albuquere, destacou que todas as mudanças foram solicitadas pela população durante as reuniões anteriores. “Todas as sugestões feitas nos outros encontros foram anotadas pela equipe do Deinfra, analisadas com uma comissão técnica e, as que eram possíveis, serão executadas”, declarou. Já Colle, ressaltou que a grande maioria das sugestões da comunidade irão contribuir para melhorar a via e a trafegabilidade.
Entre as principais mudanças, está a inserção de trevo no acesso a estrada Baía, na entrada de Fraiburgo; colocação de dois trevos alemão nas proximidades das empresas Videfrigo e Pagno Transportes; deslocamento e mudança no trevo do bairro Rio das Pedras; implantação de interseção na frente da SDR – dando acesso também ao bairro Morada do Sol e aos estabelecimentos comerciais da redondeza; implantação de trevo com tachões na entrada do Condomínio Portal das Videiras, facilitando o acesso também ao Country Club; inserção de rótula próximo ao Posto II Pinheiros e à Escola Paulo Penso, contribuindo para a segurança dos pedestres no local. Além disso, no perímetro urbano, onde é possível a construção de passeios, será feito calçadas, meio fio e sinalização adequada.
Ainda no encontro, foram repassadas algumas informações quanto ao calendário e evolução da obra. “A reestruturação segue dentro do cronograma da obra. Já no mês de agosto será iniciada a reciclagem do asfalto, dando início ao novo pavimento. O perímetro urbano de Videira será o primeiro a ficar pronto, seguindo sentido a Fraiburgo, contudo, pelo tráfego intenso de veículos pesados, o trecho que passa em frente à BRF Pedizes será o último a ser feito”, explicou Albuquerque.
A obra
Ao todo, serão reestruturados 23 quilômetros, com um custo estimado de R$ 37,8 milhões. Além de um novo pavimento com 12 centímetros de asfalto, a via terá faixas de rolamento de 3,50 metros e acostamento de 2,50 metros. Também serão implantados segmentos com terceiras faixas e duas curvas, consideradas perigosas sofrerão alteração de traçado e deixarão de ser acentuadas.
Reciclagem do Asfalto
O método utilizado para a restauração da pista será de pavimento de reciclagem profunda de asfalto com adição de cimento. Este sistema reaproveita a capa e a base do asfalto já existente. Dessa maneira, enquanto o cimento faz a base semirrígida, o asfalto atual é recortado, triturado e misturado com cimento. Em seguida, passa o trem de compactação para fazer o nivelamento do asfalto. Após isso, será colocado sete centímetros de asfalto de borracha, que utiliza pneus velhos de caminhões, oferecendo uma flexibilidade maior, bem como mais durabilidade e resistência. O método de reciclagem não deteriora o meio ambiente e utiliza o material já existente.
{article Josiane Ugolini – SDR Videira}{text}{/article}