Associação Catarinense para Integração do Cego recebe a visita do governador pela primeira vez em 42 anos

Aos 23 anos, Roseli Terezinha Dias Corrêa ficou completamente cega, mas não perdeu de vista a vontade de seguir a vida da mesma forma que antes. Graças à ajuda da Associação Catarinense para Integração do Cego (Acic), ela vive com o marido, também cego, e dá conta dos afazeres domésticos, prepara a própria comida, manusea utensílios normalmente e, principalmente, conseguiu criar um filho — hoje já casado — que teve depois de ficar cega. “Vejam que estou manuseando a faca sem olhar”, brincou Roseli, durante a visita do governador Carlos Moisés à Acic. Foi a primeira vez que um chefe do Executivo estadual conheceu in loco o trabalho de inclusão realizado pela associação.
“Eu saio daqui impressionado com a capacidade de todos de superar dificuldades, demonstrando o que é possível fazer e vi a alegria também de quem trabalha. Essa acolhida que todos que trabalham aqui proporcionam é fundamental. São verdadeiros fazedores de sonhos. Quem não tem acesso a esse contato certamente tem uma vida de muito mais dificuldades”, afirmou o governador.
Roseli Terezinha Dias Corrêa é cega e recebeu treinamento e apoio da ACIC em Florianópolis
Durante a visita, Moisés acompanhou apresentações de música, dança, conheceu a estrutura de aprendizado para atividades domésticas e ainda foi presenteado com um quadro, escolhido pelo próprio governador e pintado por um deficiente visual.
De acordo o presidente da Acic, Henrique Sales Rosica, há mais de 200 cegos atendidos. O principal objetivo do trabalho é dar autonomia aos cegos para que possam lidar com as atividades cotidianas, precisando do mínimo possível de ajuda. “Em 42 anos da associação, nunca tivemos a visita de um governador. Por isso é uma grande satisfação”, resumiu o presidente. No primeiro semestre deste ano, de acordo com ele, foram encaminhadas 16 pessoas no mercado de trabalho.
A Associação Catarinense para Integração do Cego é uma instituição não-governamental, sem fins lucrativos, que tem como missão a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade. A Acic atua com pessoas cegas e com baixa visão de todas as faixas etárias, atendendo nas áreas de habilitação, reabilitação, profissionalização, cultura, esporte e lazer.
Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: renan@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3058
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC