Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Associação Brasileira de Alzheimer...

Associação Brasileira de Alzheimer ganha uma sub-regional em São José

A partir desta terça-feira, 22, Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) passa a contar com uma sub-regional no município de São José. A posse da diretoria foi realizada no auditório do Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC), com a presença da presidente da ABRAZ de Estado, Tani Jacobsen Prellvitz.

Foto: Robson Valverde / SES

>>> Mais imagens na galeria

Por mais de três anos, os cuidadores de pacientes com Alzheimer atendidos pelo Programa de Atendimento Domiciliar Interdisciplinar (PADI) do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes vinham buscando apoio para a criação da sub-regional da ABRAZ. Agora o objetivo foi alcançado com a posse da diretoria composta por quatro pessoas (presidente, secretário, diretor científico e diretor financeiro). Com isso, as pessoas que cuidam desses pacientes passam a ter oficialmente um Grupo de Apoio aos Cuidadores de Pacientes Portadores de Alzheimer em São José.

O coordenador do PADI, médico geriatra Paulo Borges, explica que o grupo de apoio permitirá encontros, aprendizagem e troca de experiências com familiares e cuidadores de idosos portadores de Alzheimer. “Nos encontros, essas pessoas terão a oportunidade de refletir sobre a tarefa de cuidar, trocar informação com outros cuidadores, falar de suas angústias, dúvidas e encontrar novas estratégias para superar dificuldades e descobrir outras formas de lidar com o cotidiano desses pacientes”, esclarece o médico.

As reuniões da Sub-regional São José ocorrerão uma vez por mês, em local pré-determinado. Para participar do Grupo de Apoio de Cuidadores é preciso entrar em contato com a equipe do PADI, no Hospital Regional de São José.

Benefícios do Grupo de Apoio

– Acesso a informações atualizadas sobre a doença e os tratamentos, aumentando a segurança de cuidado e a tomada de decisões.

– Favorecimento da aceitação da nova situação, que envolve mudanças significativas na vida e na qualidade de vida dos envolvidos.

– Investimento na qualidade de vida de todos os que participam do cuidado com o idoso com Doença de Alzheimer.

– Desenvolvimento de um enfrentamento mais positivo e saudável da situação de adoecimento e perdas associadas.

– Favorecimento da interação com o idoso a partir de melhor compreensão das necessidades da pessoa com demência, seus sintomas e estratégias de manejo.

Informações adicionais para a imprensa:

Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
Telefone: 48 3221-2065