Assistentes Sociais do Alto Vale do Itajaí reuniram-se com secretária Romanna Remor
Na manhã desta quarta-feira, dia 20, a Secretária de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Romanna Remor, esteve em visita a Rio do Sul, onde reuniu-se com os gestores de assistência social dos municípios do Alto Vale do Itajaí. Durante o encontro, a secretária tratou de assuntos da área, entre os quais a regularização fundiária, as políticas públicas para idosos e a imigração e, ao final, confirmou a entrega aos municípios de de 139 veículos, no dia 2 de julho. Durante sua agenda na cidade Romana ainda visitou os estúdios das rádios rio-sulenses Superdifusora e Mirador, onde gravou entrevistas.
Desafios
Acompanhada da diretora de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Sandra Coimbra, a secretária Romanna falou aos presentes que tem consciência das dificuldades que as assistentes sociais têm em sempre disputar meios, recursos e atenção das administrações municipais para a sua área, além de tentar incutir idéias de que assistência social não é só transferência de renda. Também afirmou que quem atua na Assistência Social tem que esforçar-se, sempre mais, em difundir o trabalho e as ações na mídia regional, para, deste modo, mudar o conceito da atividade frente às autoridades e à população em geral, que é muitas vezes distorcido. A secretára ressaltou que é preciso difundir os reais objetivos do setor. Para tanto, muitas vezes, é necessário um esforço gigantesco que vai além do trabalho do dia a dia e só é possível com o comprometimento e a dedicação dos profissionais da área, o que não tem faltado.
Um dos grandes desafios da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação é terminar as obras de Cras no Estado até setembro. Outro desafio é criar a mentalidade nas comunidades de que os idosos precisam envelhecer de modo saudável e sustentável. As estratégias para obter resultados são inclusas em programas como ‘Amigo dos Idosos’ e ‘Feliz na Terceira Idade’, entre outros. Com os Comitês Municipais de Assistência Social se poderá verificar as execuções de ações e o município receberá um selo de ‘cidade amiga dos idosos’. Por sua vez os municípios devem acionar planos estratégicos articulados para que obtenham recursos e meios perante órgãos financiadores.
Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336
sc.gov.br/regionais/riodosul