Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Assistência Social realiza ações...

Assistência Social realiza ações em alusão ao Mês de Combate ao Trabalho Infantil

Foto: Tiago Queiroz

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) em Santa Catarina, realiza em junho diversas ações em alusão ao mês de combate ao trabalho infantil. A programação inclui participação em seminários, lives e mobilizações nos municípios.

“A data é uma oportunidade para sensibilizar, informar e debater sobre o combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. É necessário potencializar os esforços para se aproximar cada vez mais da erradicação do trabalho infantil”, explica a assistente social, Maria de Fátima Chioca.

Para o dia 12 de junho, Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, está prevista a participação em um seminário sobre o tema. A equipe técnica do Peti em Santa Catarina fala no IV Seminário Municipal do Enfrentamento ao Trabalho Infantil na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Braço do Norte. Também participa pelo Peti/SC o sociólogo, Frederico Carvalho.

Também ocorre a mobilização dos municípios para a entrega de material sobre o combate ao trabalho infantil. Nos dias 5 e 6 de junho foi a vez de São José. Já no dia 15 de junho, a ação será realizada em Florianópolis e dia 16, em Palhoça.

Já no dia 22 de junho ocorre uma live com a juíza do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região, Zelaide de Souza Philippi, com o tema “Mitos e verdades sobre o trabalho infantil”. A palestrante é especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola da Magistratura da Amatra e também gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da 1ª Circunscrição.

A SAS ainda firmou parceria com o Tribunal Regional do Trabalho junto com a Secretaria de Estado da Comunicação, para promover o 1° Feirão de Aprendizagem em agosto. O intuito é aproximar as empresas das organizações que capacitam o jovem aprendiz. “A união dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e das entidades que atuam com aprendizagem é muito importante e o Feirão de Aprendizagem é uma das iniciativas de combate ao trabalho infantil em Santa Catarina ”, lembra Maria Helena Zimmermann.

Saiba mais sobre o trabalho infantil 

De acordo com as Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) nº 138  e nº 182 é considerado trabalho infantil o trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima de admissão ao emprego/trabalho estabelecida no país.

Os trabalhos perigosos são considerados como as piores formas de trabalho infantil e não devem ser realizados por crianças e adolescentes abaixo de 18 anos. Eles se caracterizam como atividades que por sua natureza, ou pelas condições em que se realizam, colocam em perigo o bem-estar físico, mental ou moral da criança de acordo com o estabelecido por cada país. Também são consideradas como piores formas de trabalho infantil a escravidão, o tráfico de pessoas, o trabalho forçado e a utilização de crianças e adolescentes em conflitos armados, exploração sexual e tráfico de drogas.

Texto: Luciane Lemos
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support