Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Assistência social promove webconferência...

Assistência social promove webconferência sobre público LGBT

A Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) promove nesta terça, 20, a partir das 14h, uma webconferência sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os desafios na garantia dos direitos da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). A capacitação será transmitida por meio das Secretarias de Desenvolvimento Regionais (SDRs). As secretarias municipais de assistência social e associações de municípios também vão apoiar o evento.

Participam da atividade os gestores e trabalhadores do SUAS dos serviços socioassitenciais de Santa Catarina. O objetivo é contribuir para o aprimoramento dos profissionais do SUAS para facilitar o acesso da população LGBT aos direitos socioassistenciais.

“A capacitação dos profissionais do SUAS é muito importante porque contribui no suporte à população LGBT. Muitas vezes essa parcela da população está mais sujeita a diversas formas de violência em função do preconceito”, destaca o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Jorge Teixeira.

Segundo Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil, com dados referentes a 2012, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), os casos de violações (que inclui violência física, psicológica e discriminação) contra homossexuais no Brasil cresceram 46,6% . Em 2012, houve 9.982 casos de violações contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Em 2011, esse número foi de 6089 casos. Por dias foram registrados 27,3 casos de violações.

A quem procurar – Nas situações de vulnerabilidade ou violação de direitos, como violência, a população LGBT pode ser atendida nos serviços socioassistencias dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).

O CRAS é a porta de entrada das famílias para a inclusão social e trata da prevenção. No Estado, há 342 CRAS em 273 municípios. Já o Creas é o serviço de orientação e apoio às famílias com direitos violados como a população de rua, adolescentes em medidas socioeducativas, crianças e adolescentes submetidos ao trabalho infantil, vítimas de violência (sexual, física, psicológica e maus tratos), idosos, mulheres e pessoas com deficiência. Em Santa Catarina, há 88 Creas em 83 municípios.

Nos casos de violência contra população LGBT é recomendado fazer boletim de ocorrência. Já as denúncias podem ser realizadas pelo Disque 100. O disque 100 é destinado a receber denúncias sobre violações de Direitos Humanos, em especial as que atingem crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBT, entre outros. O serviço é gratuito e funciona todos os dias. As denúncias podem ser anônimas.

Serviço:
O quê? Webconferência “O Sistema Único de Assistência Social e os desafios na garantia dos direitos da população LGBT”
Quando? 20 de maio de 2014 das 14 às 16 horas
Quem participa? Gestores e trabalhadores do SUAS dos serviços socioassitenciais de Santa Catarina.
Informações: gepes@sst.sc.gov.br 

Informações para a imprensa:
Luciane Lemos
ascom@sst.sc.gov.br
(48) 3664-0906 ou 3664-0753

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support