Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Assistência Social promove o...

Assistência Social promove o 1º Encontro Catarinense de Justiça Restaurativa

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), integrante do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa em Santa Catarina, promove na sexta-feira, 24, junto com outras instituições, o 1º Encontro Catarinense de Justiça Restaurativa, que discute a cultura da paz na educação escolar. O encontro será no auditório Antonieta de Barros na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

O objetivo do evento é debater o papel da Justiça Restaurativa na construção de sociedades mais justas e é direcionado para promotores de justiça e servidores que atuam na área da Infância, Juventude e Educação, além de integrantes da rede de proteção às crianças e adolescentes. “A Justiça Restaurativa é um verdadeiro movimento de transformação social, que busca a reconciliação, a cura e a reconstrução de relacionamentos ao invés de focar apenas nas punições”, lembra a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.

Além da SAS, o Grupo Gestor da Justiça Restaurativa em Santa Catarina é composto pelo Ministério Público de Santa Catarina, o Poder Judiciário, a Defensoria Pública Estadual (DPE/SC), a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional SC (OAB/SC), a Federação de Consórcios, Associações de Municípios de Santa Catarina (Fecam), a Universidade do Estado de SC (Udesc) e a Universidade do Sul de SC (Unisul).

“A Justiça Restaurativa é um conjunto de princípios e ferramentas que podem auxiliar a reduzir a violência nas escolas, por meio da construção de relações saudáveis e na resolução de conflitos priorizando o diálogo e a empatia. Só conseguiremos ter mais humanidade a partir do momento em que valorizarmos o que há de humano no outro”, explica a diretora de Direitos Humanos, Elisiane de Freitas Noronha.

O encontro inicia com a conferência “Escola: um universo de complexidades” e segue com cinco painéis de debates. Os assuntos tratados serão: A potência da Justiça Restaurativa na educação; A Justiça Restaurativa e a contemporaneidade: uma leitura do contexto das escolas; Como praticar a empatia em uma comunidade escolar; Projeto de Lei Estadual – PL./0180/2023, sobre a implantação das técnicas de Justiça Restaurativa na resolução dos conflitos ocorridos nas escolas da rede pública estadual de educação. A gerente de Políticas para Crianças, Adolescentes e Jovens da SAS, Myriane Gonçalves da Silva, é coordenadora do painel “Práticas Restaurativas: benefícios e desafios na educação”.

Serviço:

O quê? 1º Encontro Catarinense de Justiça Restaurativa – a Cultura da Paz na Educação Escolar 
Quando? Sexta-feira,24 de novembro, das 8h30 às 18h 
Onde? Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) – Auditório Antonieta de Barros Rua Dr. Jorge Luiz Fontes, 310, Florianópolis/SC.

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
Texto: Luciane Lemos / Ascom SAS.

Arte: Helena Marquardt/ Ascom SAS

(48) 3664-0916

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support