Assistência Social promove capacitação para orientar municípios afetados pelas chuvas na busca de recursos federais
Para orientar e ajudar os municípios atingidos pelas chuvas a acessarem recursos federais, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) vai promover mais uma capacitação na segunda-feira, 23, sobre o pedido de auxílio para cidades atingidas.
Dos 152 municípios que decretaram Situação de Emergência ou Calamidade, a maioria ainda não fez a solicitação, segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A capacitação será em formato de live, a partir das 10h e contará com a participação da Coordenadoria Geral de Serviços de Proteção em Calamidades Públicas e Emergências do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A secretária Maria Helena Zimmermann reforçar a orientação às cidades que tiveram pelo menos 50 pessoas que passaram por um abrigo quwe elas podem receber os recursos federais.
“A cada 50 pessoas no abrigo, o município pode receber R$ 20 mil e esse valor pode aumentar já que é pago um percentual adicional se houver crianças, idosos, pessoas com deficiência e se o município tiver regulamentada a sua Lei de Benefícios Eventuais, segundo ela.
Os atingidos devem buscar o auxílio, levando em conta que boa parte da arrecadação dos municípios e do Estado acaba indo para o Governo Federal e pouco retorna em forma de distribuição.
Desde o início das chuvas o Governo do Estado vem trabalhando na capacitação, orientando sobre o preenchimento dos formulários e o uso dos recursos.
Repórter: Kenia Casagrande