Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Secretaria da Assistência Social...

Secretaria da Assistência Social participa de seminário sobre medidas socioeducativas

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) apresenta dados do atendimento socioeducativo no Estado durante o seminário “Juventude é coisa séria”, nesta sexta-feira, 29, a partir das 15h, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O encontro inicia nesta quinta, 28, em Florianópolis, às 9h, e é organizado pela Associação Horizontes e da Ordem dos Advogados do Brasil em SC.

Entre os assuntos a serem abordados durante a participação da SST estão a proteção social especial, o Serviço de Proteção Social Especial a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, seu funcionamento; as ações realizadas pela SST e as propostas para auxiliar os municípios na execução do serviço.  

A SST também apresentadados de um levantamento realizado entre dezembro de 2012 e abril de 2013. No total, 2.465 adolescentes cumpriam medida socioeducativa em 220 municípios durante o período da pesquisa. Os dados indicam que 36% dos jovens que cumpriram as medidas já haviam passado pelo sistema em algum outro momento.

O serviço de cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) é prestado nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e atende adolescentes de 12 a 18 anos incompletos ou jovens de 18 a 21 anos, que cumprirão as determinações do Juiz da Infância e da Juventude. Em Santa Catarina existem 87 Creas em 82 municípios.

“Esse debate é importante porque é preciso encontrar estratégias para melhor atender o adolescente em conflito com a lei. O trabalho junto a esses jovens pode reinseri-los na família e na sociedade e evitar a reincidência de novos atos infracionais”, destaca o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Jorge Teixeira.

Durante os dois dias de seminário também serão tratados assuntos como a qualificação profissional do adolescente em cumprimento de medida socioeducativa; o papel do terceiro setor no controle social dos direitos da infância e juventude e a implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) no Brasil. O objetivo do seminário “Juventude é coisa séria”  é o de promover o debate e propor ações em relação a questão do adolescente em conflito com a lei e a violência doméstica contra a criança e o adolescente. 

Serviço:
O quê? Seminário “Juventude é Coisa Séria”
Quando? 28 e 29 de agosto das 9h às 18h
Onde?  Fiesc, localizada na Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi, Florianópolis
Informações: eventojuventude@ah.org.br   ou (48) 3031-3500

Veja a Programação 

Informações para imprensa:
Luciane Lemos
ascom@sst.sc.gov.br
(48) 3664-0906 ou 3664-0753

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support